Leia o fragmento do romance “O Ateneu” e analise as afirmaçõ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3030548 Português

TEXTO I


O ATENEU III


    [...] Entrei pela geografia como em casa minha. [...] Graças à destreza do Sanches, não havia incidente estudado da superfície terrestre que se me não colasse no cérebro como se fosse minha cabeça, por dentro, o que é por fora a esfera do mundo. A seu turno a gramática abria-se como um cofre de confeitos pela Páscoa. Cetim cor de céu e açúcar. Eu escolhia a bel-prazer os adjetivos, como amêndoas adocicadas pelas circunstâncias adverbiais da mais agradável variedade; os amáveis substantivos! Voavam-me à roda, próprios e apelativos, como criaturinhas de alfenim alado; a etimologia, a sintaxe, a prosódia, a ortografia, quatro graus de doçura da mesma gustação. Quando muito, as exceções e os verbos irregulares desgostavam-me a princípio; como esses feios confeitos crespos de chocolate: levados à boca saborosíssimos.


(POMPEIA,R. O Ateneu. 16.ed. São Paulo: Ática, 1996. p.20). 

Leia o fragmento do romance “O Ateneu” e analise as afirmações a seguir:



I – O romance “O Ateneu” é um repositório de referências, em geral negativas, ao colégio que tinha esse nome. As impressões do narrador, nesse trecho, referem-se às aulas de língua pátria, especificamente as de “gramática” e, interessantemente, denotam agrado e prazer.

II – Quando se fala de gramática da língua, o primeiro tema que surge é o das unidades que a compõem e das classes que se estabelecem. Nesse fragmento, estão as três primeiras classes que costumam aparecer, quando se explicita o campo da gramática.

III – Entram primeiro os adjetivos – sempre susceptíveis a referências mais avaliativas, mais conotadas. Depois entram os advérbios – sempre a serviço dos adjetivos e lembrados pela variedade dos elementos da classe. E, afinal, entram os substantivos, sempre dirigidos pela referência a criaturas.

IV – Outros temas vêm à mente do narrador, e, muito significativamente, surge como desagradável, mas saborosa a lida com as “irregularidades” no funcionamento linguístico: os verbos irregulares e as exceções.



Sobre as afirmativas, marque a alternativa correta:

Alternativas