Na história clínica de pacientes com urticária crônica, ou ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686561 Medicina
Uma paciente de 33 anos de idade, previamente hígida, refere que, há cerca de dois meses, vem apresentando placas avermelhadas elevadas muito pruriginosas disseminadas pelo corpo, que duram cerca de 12 horas a 14 horas e somem espontaneamente, sem deixar lesões residuais. Nas crises mais intensas, a paciente percebe os lábios e as pálpebras edemaciados, sendo que esse edema dura até 48 horas. Nega uso contínuo de medicações e nega doenças semelhantes nos familiares. Ao exame, apresenta leve edema em lábio inferior, além de placas polimórficas eritemato-elevadas difusas em tronco e membros, de bordos bem definidos, sem alteração na textura da pele. Constatam-se ausculta cardiopulmonar normal, FC = 98 bpm, FR = 20 irpm, PA = 120 mmHg x 80 mmHg e SatO2 = 98%.


Com relação a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Na história clínica de pacientes com urticária crônica, ou seja, nos casos em que a urticária se manifesta diariamente ou quase diariamente por mais de quatro semanas, é essencial que se determine se ela é induzida por estímulos específicos ou é espontânea, sendo que, nessa última, recomenda-se investigação apenas com exames básicos, hemograma e VHS ou PCR.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está equivocada em afirmar que, em casos de urticária crônica espontânea, a investigação deve ser feita apenas com exames básicos, como hemograma, VHS ou PCR. A urticária crônica espontânea é uma condição complexa que pode ser associada a diversas outras doenças e condições, incluindo autoimunidade, infecções, câncer, e distúrbios endócrinos, entre outros. Portanto, a investigação desses pacientes deve ser ampla e individualizada, levando em consideração os sintomas, o histórico médico, e os exames físicos do paciente. Além disso, a urticária crônica pode ser associada a angioedema, que é um inchaço nos tecidos mais profundos da pele, frequentemente na face e nos lábios, como descrito no caso clínico. A investigação dessa condição também requer uma abordagem mais abrangente do que apenas exames básicos. Portanto, a afirmação na questão é falsa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo