Durante o tempo de vida as pessoas têm dois conjuntos de den...
Durante o tempo de vida as pessoas têm dois conjuntos de dentes: a dentição decídua e a dentição permanente. A dentição representa os dentes naturais da arcada dentária. Assinale a alternativa correta sobre o número de dentes que compõem o número total e completo da dentição decídua e da dentição permanente, respectivamente:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - 20 dentes e 32 dentes.
Vamos entender o tema da questão. A odontologia nos ensina que a dentição humana se divide em dois principais conjuntos ao longo da vida: a dentição decídua e a dentição permanente.
Dentição Decídua: Também conhecida como dentes de leite, a dentição decídua é composta por 20 dentes. Estes dentes começam a aparecer aproximadamente aos 6 meses de idade e geralmente completam sua erupção até os 3 anos. Eles desempenham um papel crucial no desenvolvimento da fala, mastigação adequada e no espaçamento para os dentes permanentes.
Dentição Permanente: A dentição permanente, que substitui a dentição decídua, é composta por 32 dentes. Essa dentição inclui 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares, e 12 molares, incluindo os terceiros molares, popularmente conhecidos como dentes do siso.
Agora, vejamos as alternativas incorretas:
A - 32 dentes e 22 dentes: Esta alternativa está incorreta porque, apesar de 32 ser o número correto de dentes da dentição permanente, 22 não é o número correto para a dentição decídua, que é 20.
C - 22 dentes e 28 dentes: Esta alternativa não corresponde aos números corretos para nenhuma das dentições. Como explicado, a dentição decídua possui 20 dentes, e a permanente possui 32.
D - 30 dentes e 38 dentes: Esta alternativa está incorreta para ambas as dentições. Nenhum dos números corresponde à quantidade padrão de dentes nas dentições decídua ou permanente.
Compreender a diferença entre a dentição decídua e a permanente é fundamental para qualquer profissional da área odontológica. Saber o número correto de dentes em cada fase pode auxiliar no diagnóstico e planejamento de tratamentos dentários.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo