Acerca do universo gestual próprio do circo, Soares (2002, p...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018
Banca:
FCC
Órgão:
SEC-BA
Prova:
FCC - 2018 - SEC-BA - Professor Padrão P - Educação Física |
Q1078346
Educação Física
Acerca do universo gestual próprio do circo, Soares (2002, p. 24), assim se posiciona:
O corpo ali exibido em movimento constante despertava o riso, o temor e, sobretudo, a liberdade. Havia uma inteireza lúdica na gestualidade de cada personagem: o anão, o palhaço, o acrobata, a bailarina. Esta inteireza não cabia na sociedade cindida, fundada e erigida pelo pensamento burguês. A atividade física fora do mundo do trabalho deveria ser útil ao trabalho. A atividade livre e lúdica, encantatória do acrobata devia ser redesenhada no imaginário popular. Em seu lugar e a partir daquele universo gestual, nasceriam as ‘séries de exercícios físicos’, pensados, exclusivamente, a partir de grupos musculares e de funções orgânicas, a serem aplicados com finalidades específicas, úteis, e não como mero entretenimento. (SOARES, Carmen Lúcia. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa do século XIX. Campinas: Autores Associados, 2002).
Considere as afirmativas abaixo, a partir do excerto. I. Visto com os olhos da Modernidade, o circo representa uma total ausência de utilidade. II. A ressignificação das práticas circenses em exercícios físicos recorreram aos conhecimentos científicos sobre o corpo. III. As práticas circenses eram desregradas, brincalhonas e sem sentido prático, uma ofensa à racionalidade científica que buscava moldar a racionalidade.
Está correto o que se afirma em
O corpo ali exibido em movimento constante despertava o riso, o temor e, sobretudo, a liberdade. Havia uma inteireza lúdica na gestualidade de cada personagem: o anão, o palhaço, o acrobata, a bailarina. Esta inteireza não cabia na sociedade cindida, fundada e erigida pelo pensamento burguês. A atividade física fora do mundo do trabalho deveria ser útil ao trabalho. A atividade livre e lúdica, encantatória do acrobata devia ser redesenhada no imaginário popular. Em seu lugar e a partir daquele universo gestual, nasceriam as ‘séries de exercícios físicos’, pensados, exclusivamente, a partir de grupos musculares e de funções orgânicas, a serem aplicados com finalidades específicas, úteis, e não como mero entretenimento. (SOARES, Carmen Lúcia. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa do século XIX. Campinas: Autores Associados, 2002).
Considere as afirmativas abaixo, a partir do excerto. I. Visto com os olhos da Modernidade, o circo representa uma total ausência de utilidade. II. A ressignificação das práticas circenses em exercícios físicos recorreram aos conhecimentos científicos sobre o corpo. III. As práticas circenses eram desregradas, brincalhonas e sem sentido prático, uma ofensa à racionalidade científica que buscava moldar a racionalidade.
Está correto o que se afirma em