O modelo gerencial de gestão foi inserido no Brasil a partir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q91544 Administração Pública
Acerca de gestão pública, julgue os itens a seguir.

O modelo gerencial de gestão foi inserido no Brasil a partir das reformas ocorridas na década de 90 do século passado, tendo como inspiração os modelos instituídos, nos Estados Unidos da América, por Ronald Reagan e, na Inglaterra, por Margareth Tatcher.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C

Vamos explorar o tema abordado na questão para que você possa entender melhor o contexto e os conhecimentos necessários para resolvê-la.

O modelo gerencial de gestão pública surgiu como uma resposta às limitações e ineficiências do modelo burocrático tradicional, que predominou durante grande parte do século XX. Esse novo modelo foi inspirado por práticas do setor privado, enfatizando aspectos como eficiência, eficácia e qualidade dos serviços prestados à população.

Na década de 1990, muitos países adotaram reformas administrativas com o objetivo de modernizar a gestão pública. No Brasil, essas reformas foram influenciadas por experiências internacionais, notadamente dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Nos Estados Unidos, o presidente Ronald Reagan, durante a década de 1980, promoveu uma série de reformas com ênfase na diminuição do tamanho do Estado, privatizações e desregulamentações. De maneira semelhante, no Reino Unido, a primeira-ministra Margaret Thatcher implementou políticas neoliberais, focando na eficiência e na redução da intervenção estatal.

Essas influências foram fundamentais para a reforma do Estado brasileiro na década de 1990, que buscou adaptar as boas práticas do modelo gerencial ao contexto nacional. Os principais objetivos dessas reformas incluíam a melhoria dos serviços públicos e a redução de custos através de uma gestão mais eficiente.

Portanto, a afirmativa está correta ao afirmar que o modelo gerencial de gestão foi inserido no Brasil a partir das reformas ocorridas na década de 1990, e que essas reformas foram inspiradas nos modelos instituídos, nos Estados Unidos, por Ronald Reagan, e na Inglaterra, por Margaret Thatcher.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO.
O modelo gerencial de gestão tem como princípio basilar a EFICIÊNCIA.  Tem como marco a reforma administrativa do BRESSER PEREIRA com o plano direitor de 1995. A modelo gerencial tem como precursores RONALD REAGAN e MARGARETH TATCHER.
Item correto. O mapa mental resume a reforma do Estado de 1995. Cliaque para ampliar.

Pois é. Há algo estranho sobre o tema, pois a própria banca já tratou do tema de forma diferente:

(CESPE/TCE-AC/2008) A reforma iniciada pelo Decreto n.º 200/1967 foi uma tentativa de superação da rigidez burocrática, e pode ser considerada como o começo da administração gerencial no Brasil.
Item correto.

Afinal de contas, quando foi inserido o modelo de gestão gerencial?

Se alguém puder ajudar....

Bom estudo a todos.
Klaus e seus hilários comentários....
André, não há problemas com a questão que você trouxe:
(CESPE/TCE-AC/2008) A reforma iniciada pelo Decreto n.º 200/1967 foi uma tentativa de superação da rigidez burocrática, e pode ser considerada como o começo da administração gerencial no Brasil. Gabarito: Certo
A reforma iniciada pelo Decreto nº 200/1967 foi sim uma tentativa de superação da rigidez burocrática e pode sim ser considerada como o começo da administração gerencial no Brasil. Por que?
O Decreto nº 200/1967 foi o primeiro momento da Administração Gerencial no Brasil. A banca diz "tentativa", porque NÃO FOI TOTALMENTE CONSOLIDADO, devido à excessiva centralização da Administração e ausência de coordenação no governo. Mas, através do PDRAE, no governo FHC, em 1995, é que começou a ser IMPLANTADO o modelo gerencial no Brasil, de fato.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo