“Os homens afirmavam que os únicos que apoiavam o trabalho ...
Instrução: Leia o Texto I e II para responder a questão.
Texto I
Quem foi Lidia Poët? Conheça a história real por trás de “As Leis de Lidia Poët”, da Netflix
Ao afirmarem que o trabalho de Lidia apenas era apoiado por “celibatários solteiros”, é CORRETO afirmar que os homens:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B) Desqualificavam o trabalho dela em si, buscando justificativas fora de sua atuação profissional para aqueles que a defendiam.
Na frase "Os homens afirmavam que os únicos que apoiavam o trabalho de Lidia eram ‘celibatários solteiros’", há uma tentativa de desqualificar o trabalho de Lidia. Os homens não atacam a qualidade ou a competência do trabalho dela diretamente, mas insinuam que o apoio ao seu trabalho vinha de pessoas que, supostamente, não teriam o interesse em formar uma família ou em seguir normas sociais estabelecidas. Ou seja, ao associar os apoiadores de Lidia a "celibatários solteiros", eles desqualificam não o trabalho dela diretamente, mas as motivações daqueles que a apoiam.
Essa estratégia tenta descreditar o apoio recebido por Lidia, atribuindo-o a fatores pessoais que não têm relação com a competência profissional dela, como a condição de ser "celibatário" ou "solteiro", sugerindo que aqueles que a apoiam talvez tenham um "interesse estranho" ou fora dos padrões convencionais.
- A) Apontavam para características falaciosas e inconsistentes presentes na forma como Lidia defendia seus clientes.
- Não há menção de que o trabalho de Lidia seja falacioso ou inconsistente. A crítica está no fato de quem a apoia, e não na forma como ela exerce sua profissão.
- C) Invalidavam não apenas a qualidade do trabalho de Lidia, como também dos demais papéis exercidos pelas mulheres em sociedade.
- Embora os homens tentem desqualificar o apoio a Lidia, a frase não sugere que eles invalidem a atuação das mulheres em sociedade como um todo, mas sim a de Lidia especificamente.
- D) Ratificavam a incapacidade de seus pares em enxergar e reconhecer valores reais no trabalho exercido por ela.
- A frase não faz uma afirmação direta sobre a "incapacidade de enxergar valores reais", mas sim sobre a natureza do apoio que Lidia recebia. A crítica é mais sobre quem a apoiava, e não tanto sobre a incapacidade de enxergar a qualidade de seu trabalho.
Portanto, a alternativa B é a que melhor descreve a intenção dos homens de desqualificar o trabalho de Lidia, focando em justificativas externas e não na sua atuação profissional.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo