Os níveis séricos de C4 apenas podem ser utilizados como te...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686568 Medicina
Um paciente de 18 anos de idade refere crises de angioedema recorrente, principalmente em face e nas extremidades, sem urticária associada e com ocorrência há vários anos, principalmente em locais de trauma. Relata várias idas ao pronto-socorro (PS) e tratamentos com anti-histamínicos e corticoides tanto por via oral quanto parenteral, mas sem melhora nenhuma; o edema melhora espontaneamente em cerca de 48 horas. Nega doenças prévias ou uso contínuo de medicações. Tem antecedente de laparotomia branca por quadro suspeito de apendicite. Informa que o irmão e duas tias têm o mesmo problema. Chega para avaliação por alergista com edema moderado em lábios após consulta de rotina com dentista, sem outras lesões de pele. O exame físico mostra-se sem outras alterações e, quanto aos sinais vitais, o paciente está afebril, com FC = 92 bpm, PA = 120 mmHg x 80 mmHg, FR = 16 irpm e SatO2 = 99%. A hipótese diagnóstica aventada pelo médico foi de angioedema hereditário (AEH).


Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Os níveis séricos de C4 apenas podem ser utilizados como teste de triagem durante as crises de angioedema, tendo em vista que a deficiência quantitativa e (ou) qualitativa do inibidor de C1 (C1-INH) conduz à ativação do sistema de complemento, resultando no consumo de C4.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação é equivocada. Os níveis séricos de C4 podem ser utilizados durante e entre as crises de angioedema para ajudar no diagnóstico de angioedema hereditário (AEH). Durante uma crise de AEH, a deficiência ou disfunção do inibidor de C1 (C1-INH) pode levar à ativação descontrolada da via clássica do sistema de complemento, resultando em consumo aumentado de C4. Portanto, níveis baixos de C4 durante uma crise podem ser sugestivos de AEH. No entanto, como C4 também pode ser consumido entre crises em pacientes com AEH, níveis baixos de C4 entre crises também podem ser indicativos de AEH. Assim, a medição dos níveis de C4 pode ser útil tanto durante quanto entre crises para ajudar a diagnosticar AEH, não se limitando apenas às crises, como a afirmação sugere. Portanto, ao considerar o contexto do caso apresentado e o conhecimento médico correlato, esta afirmação é falsa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo