Na lógica do modelo gerencialista, a análise de desempenho d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q930914 Enfermagem
Na lógica do modelo gerencialista, a análise de desempenho da organização hospitalar é fundamental para o repasse de incentivos financeiros no âmbito do SUS. O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) representa o índice que mede o desempenho de sistemas de saúde e apresenta um componente de atenção hospitalar que é composto por vários indicadores. Dentre eles, o indicador “Proporção de acesso hospitalar de residentes que foram à óbito por acidente”, pode ser verificado para os municípios abaixo:
Imagem associada para resolução da questão

A partir da análise do desempenho (Nota) desse indicador, tem-se que:
I. O maior desempenho do acesso hospitalar de residentes que foram à óbito por acidente foi em Macapá. II. O resultado do acesso hospitalar dos dois municípios cumpriram com o parâmetro estabelecido. III . De acordo com o desempenho, Macapá receberá o maior repasse de incentivos financeiros no âmbito do SUS. IV. O resultado do acesso hospitalar no município de Oiapoque foi considerado suficiente em relação ao município de Macapá. V. O menor desempenho do acesso hospitalar de residentes que foram a óbito por acidente foi em Oiapoque.
Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar as alternativas: 


O índice “Proporção de acesso hospitalar de residentes que foram à óbito por acidente"  refere-se a proporção de residentes de determinado município que foram à óbito por acidente e tiveram atendimento hospitalar, em relação ao total residentes do mesmo município e que foram à óbito por acidente, com e sem atendimento hospitalar, no período considerado.Forma Mede o percentual de acidentados graves que foram a óbito e que obtiveram acesso à atenção hospitalar, permitindo medir aproximadamente a facilidade ou dificuldade que essas pessoas acidentadas tiveram para o acesso à atenção hospitalar de urgência e emergência. Indiretamente, permite que se tenha uma aproximação da dificuldade de acesso ao hospital das demais pessoas acidentadas, graves ou não e que não foram a óbito. 


Portanto: 


I - Está correta porque Macapá obteve um desempenho (nota) maior (5,89) que Oiapoque (4,96). 


II - Está errada, porque nenhum dos dois municípios cumpriram o parâmetro que era de 70%. 


III - Está correta, já que o desempenho de Macapá foi melhor e com isso receberá o maior repasse de incentivos financeiros que é dado aos locais de acordo com a positividade dos indicadores. 


IV - O resultado do acesso hospitalar no município de Oiapoque foi insuficiente em relação ao município de Macapá. Afiramtiva errada. 


V - O menor desempenho do acesso hospitalar de residentes que foram a óbito por acidente foi em Oiapoque já que obteve uma nota menor e um resultado menor comparado a Macapá. Afirmativa correta. 


Gabarito do professor: letra E.


Bibliografia 

Brasil. Ministério da Saúde/ Secretaria de Atenção à Saúde/ Departamento de Regulação, Avaliação e Controle/Coordenação Geral de Sistemas de Informação – 2017. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Apesar da questão ser simples, vou dá uma dica de raciocínio lógico que pode ser aproveitada quando a banca não dificultar as opções.

 

Reparem que os itens I, III e V dizem exatamente a mesma coisa de forma diferente. Logo, ou terá 1, 3 e 5 ou não terá nenhum dos três. Portanto, apenas a alternativa E se enquadra neste critério.

 

so a fcc pra misturar Adm com raciocínio lógico!

Eu fui assim: o item I e V estavam corretos ou incorretos. Eles deveriam aparecer ou não (ambos). A única assertiva que eles aparecem (ambos) é o E.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo