Os órgãos do Poder Judiciário poderão estabelecer convênios...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2448135 Arquivologia
Os órgãos do Poder Judiciário poderão estabelecer convênios com órgãos ou entidades de caráter histórico, cultural, social e universitário para auxílio nas atividades de gestão documental, sob coordenação e supervisão das CPADs e das unidades de Gestão Documental existentes nos tribunais. Esses convênios
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário de Questão de Arquivologia

Olá, estudante!

A alternativa correta para a questão é a Alternativa A.

Vamos entender o porquê desta resposta e analisar todas as alternativas.

Tema da questão: A questão aborda a realização de convênios pelos órgãos do Poder Judiciário com entidades externas para auxílio nas atividades de gestão documental. Este tema está relacionado com a Legislação Arquivística, que estabelece normas e diretrizes para a gestão de documentos públicos.

Conhecimentos necessários: Para resolver essa questão, é importante conhecer as leis e regulamentos que regem a gestão documental no âmbito do Poder Judiciário, especialmente em relação à coordenação e supervisão de atividades por comissões e unidades especializadas.

Análise da Alternativa A (Correta): Esta alternativa afirma que os convênios devem ter objeto distinto da transferência das funções inerentes à gestão e à avaliação documental. Isso está correto porque, segundo a legislação arquivística, certas funções, como a gestão e a avaliação documental, são competências exclusivas dos órgãos e não podem ser transferidas para entidades externas por convênios.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa B: Sugere que os convênios podem ser estabelecidos para a realização de transferência da guarda permanente da documentação pelo prazo máximo de dez anos. Esta afirmação está incorreta porque a guarda permanente de documentos é uma função específica dos arquivos públicos e não pode ser delegada a entidades externas, conforme a legislação.

Alternativa C: Afirma que os convênios estão dispensados de atender aos critérios de respeito à intimidade e à vida privada na divulgação do acervo, por tratarem de documentos públicos. Esta alternativa está errada, pois a legislação arquivística exige que qualquer divulgação de documentos públicos respeite a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas envolvidas.

Alternativa D: Indica que os convênios deverão ser firmados preferencialmente com instituições públicas de ensino superior. Embora estabeleça uma preferência, esta alternativa está incorreta porque a legislação não restringe os convênios apenas a instituições públicas de ensino superior, mas permite que sejam feitos com outras entidades de caráter histórico, cultural, social e universitário.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A

§ 1º Os convênios de que se trata o caput terão por objeto o tratamento, a disponibilização de acesso, a descrição do acervo e a difusão da informação contida na documentação judicial, sendo vedada a transferência das funções inerentes à gestão e à avaliação documental.

Manual de Gestão Documental do Poder Judiciário

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo