As reações de hipersensibilidade imediata aos betalactâmico...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686572 Medicina
Uma criança de 8 anos de idade é levada pela mãe ao consultório do alergista para avaliar antecedente de reação alérgica a betalactâmico. A mãe refere que, há cerca de dois meses, a criança teve quadro de febre, prostração, odinofagia e otalgia. À época, um médico da emergência havia examinado a criança e prescrito amoxicilina em suspensão oral. Na terceira dose da medicação, cerca de 30 minutos após a administração, a criança havia evoluído com placas urticadas difusas no corpo e angiodema em pálpebras, sem manifestações sistêmicas. O uso da medicação foi interrompido e realizado tratamento com corticoide e anti-histamínico, com melhora rápida e completa dos sintomas. A mãe deseja investigar o quadro, pois agora está com medo de dar qualquer medicação para a criança pela possibilidade da reação; deseja saber que outro antibiótico poderia usar como opção. No momento da avaliação, a criança está assintomática e com exame físico sem nenhuma alteração. Acerca dos sinais vitais, ela encontra-se afebril, com FC = 92 bpm, PA = 100 mmHg x 60 mmHg, FR = 18 irpm e SatO2 = 100%.


Quanto a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
As reações de hipersensibilidade imediata aos betalactâmicos são as que ocorrem mais frequentemente até uma hora após a última exposição ao fármaco e, na maioria dos casos, são mediadas por anticorpos da classe IgE.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - certo

Análise do Caso Clínico:

A questão aborda uma típica reação alérgica a antibióticos do grupo dos betalactâmicos, neste caso específico, à amoxicilina. As reações de hipersensibilidade imediata a este tipo de medicamento são geralmente mediadas por anticorpos da classe IgE, o que provoca sintomas como urticária e angioedema, tal como ocorrido com a criança do caso.

Explicação da Alternativa Correta:

As reações de hipersensibilidade imediata ocorrem tipicamente até uma hora após a exposição ao fármaco. Estas reações são mediadas por IgE, que quando ativadas, resultam na liberação de histamina e outros mediadores inflamatórios dos mastócitos, levando aos sintomas observados, como urticária e angioedema. A descrição do caso clínico encaixa-se precisamente nesse tipo de resposta imunológica, justificando a alternativa como certa.

Outros Pontos Importantes:

Na prática clínica, a história detalhada do paciente e a cronologia dos eventos são essenciais para distinguir reações alérgicas imediatas de outras reações adversas a medicamentos. Além disso, é importante considerar o uso de alternativas seguras caso a alergia a um antibiótico betalactâmico seja confirmada, o que nem sempre é trivial, devido à possibilidade de reação cruzada entre diferentes antibióticos da mesma classe.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está correta. As reações de hipersensibilidade imediata, também conhecidas como reações de tipo I, ocorrem geralmente até uma hora após a exposição ao fármaco. Essas reações são mediadas por anticorpos da classe IgE, que se ligam a mastócitos e basófilos, induzindo a liberação de mediadores químicos como histamina, que causam os sintomas de uma reação alérgica. No caso descrito, a criança desenvolveu uma reação alérgica após a terceira dose de amoxicilina, um fármaco betalactâmico, que ocorreu cerca de 30 minutos após a administração, o que está de acordo com o tempo de ocorrência de uma reação de hipersensibilidade imediata. Além disso, os sintomas descritos, incluindo urticária e angioedema, são consistentes com essa tipo de reação. Portanto, a afirmação da questão está correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo