Tendo como referência as Normas para padronização de docume...
A linguagem adotada na comunicação hipotética a seguir está adequada para compor um ofício:
Assunto: resposta ao convite.
Senhor Secretário-Executivo,
Agradecendo muitíssimo o convite para a cerimônia de posse do novo Ministro, que se realizará no dia 12 de janeiro de 2015, no Auditório da FUNARTE, comunico sinceramente que, lamentavelmente, em virtude de compromissos anteriormente agendados para esta data, não será possível que eu consiga mesmo ir a esse importantíssimo evento. Farei de tudo. Na oportunidade, agradeço a atenção ao tempo em que desejo sucesso na realização da festança.
Respeitosamente,
[Signatário]
Reitor
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na verdade, os documentos produzidos devem respeitar características como clareza, objetividade, impessoalidade, entre outros.
Ao ler o trecho já percebemos de início que a linguagem adotada está na primeira pessoa, o que contradiz o uso de verbos em terceira pessoa. Além disso, falta pontuação correta (ponto, vírgulas), há abuso no uso de advérbios de modo ("sinceramente", "lamentavelmente"). Há também a adoção de uma linguagem coloquial, ou seja, que não respeita a norma culta valorizada e usada em documentos oficiais.
A resposta é errada.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Impressões pessoais no documento oficial: "...muitíssimo... sinceramente...lamentavelmente...eu consiga mesmo...importantíssimo...Farei de tudo...desejo sucesso"
''Agradecendo muitíssimo'' ...não precisa agradecer tanto assim kkk
ola. precisamos de um professor nessa questão
Questão fácil pelo fato do emissor demonstrar marcas pessoais no texto: muitíssimo,sinceramente,lamentavelmente,etc. Dessa forma o principio da impessoalidade é ferido tornando a assertiva ERRADA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo