No excerto “As mulheres brasileiras vão mais ao médico do q...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q567311 Português
Mulheres cuidam mais da saúde do que homens
    Segundo pesquisa, 71,2% dos entrevistados pelo IBGE haviam se consultado com um médico pelo menos uma vez no último ano. Entre elas, o índice foi de 78% - contra 63,9% deles. 
    As mulheres brasileiras vão mais ao médico do que os homens. É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, realizada em conjunto entre o Ministério da Saúde e o IBGE. A publicação revelou que 71,2% dos entrevistados haviam se consultado pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores à entrevista. Entre as mulheres, o índice foi de 78%, contra 63,9% dos homens. 
    Elas também são mais aplicadas nos cuidados com os dentes: 47,3% das brasileiras disseram terem ido ao dentista uma vez nos 12 meses anteriores, ante 41,3% dos homens. A diferença também aparece na questão da higiene bucal: 91,5% do público feminino pesquisado respondeu que escova os dentes duas vezes ao dia, ao passo que a taxa foi de 86,5% no masculino. 
    A pesquisa também investigou o atendimento nos serviços de saúde, público e privado. De acordo com os resultados, 71% da população brasileira procura estabelecimentos públicos de saúde para atendimento. Destes, 47,9% afirmaram que utilizam as Unidades Básicas de Saúde como principal porta de entrada para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
    Além disso, o levantamento mostrou ainda que os serviços públicos mais procurados depois das Unidades Básicas de Saúde são os de emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento Público - com 11,3% da população - e hospitais e serviços especializados como ambulatórios, com 10,1% da população. Já os consultórios e clínicas particulares atraem 20,6% dos brasileiros e as emergências privadas são procuradas por 4,9% deles.
    A Pesquisa Nacional de Saúde coletou informações em 64 000 residências brasileiras em 1 600 municípios entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014.
(Com Estadão Conteúdo) Adaptado de: < http://veja.abril.com.br/noticia/ saude/mulheres-cuidam-mais-da-saude-do-que-homens> Acesso em 06 jun. 2015.
No excerto “As mulheres brasileiras vão mais ao médico do que os homens.”, os termos em destaque expressam
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa correta: C - comparação

A questão que você está enfrentando aborda o tema da sintaxe, especificamente focando na relação entre termos em uma frase. No excerto destacado, temos a expressão "mais do que", que é crucial para entender a função sintática desses termos.

Vamos analisar por que a alternativa C - comparação é a correta:

Na frase "As mulheres brasileiras vão mais ao médico do que os homens", a expressão "mais do que" é usada para estabelecer uma comparação entre dois grupos: mulheres e homens. Estamos comparando a frequência com que cada grupo vai ao médico. A estrutura "mais do que" indica que um grupo (as mulheres) apresenta uma característica em maior grau ou intensidade do que o outro (os homens).

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

  • A - alternância: Refere-se à ideia de troca ou substituição entre duas coisas, como "ou isso ou aquilo". No excerto, não há troca, mas sim uma comparação.
  • B - hipótese: Diz respeito a uma suposição ou condição hipotética, geralmente expressa por "se". O texto não apresenta nenhuma condição ou suposição.
  • D - explicação: Envolve fornecer razões ou motivos para algo, muitas vezes indicado por "porque" ou "pois". No trecho, não se está explicando, mas comparando.
  • E - oposição: Indica uma relação de contraste ou contradição, como "mas" ou "porém". Aqui, não há contraste, mas sim uma comparação explícita entre dois grupos.

Com base nesse entendimento, fica claro que os termos em destaque no excerto expressam uma comparação entre mulheres e homens no contexto de cuidados com a saúde.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer a questão! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Podemos observar a comparação entre a mulher e o homem.

 

Gabarito:C

Comparativas: introduzem uma oração que expressa ideia de comparação com referência à oração principal.

 

São elas: como, assim como, tal como, como se, (tão)... como, tanto como, tanto quanto, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais), etc.

 c)

comparação.

Já estou até vendo, todo o povo tirando 10 nessa prova TRTRJ...

Comparativas: introduzem uma oração que expressa ideia de comparação com referência à oração principal.

 

São elas: como, assim como, tal como, como se, (tão)... como, tanto como, tanto quanto, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais), etc.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo