Com relação a opções de antibióticos para uso por essa cria...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686575 Medicina
Uma criança de 8 anos de idade é levada pela mãe ao consultório do alergista para avaliar antecedente de reação alérgica a betalactâmico. A mãe refere que, há cerca de dois meses, a criança teve quadro de febre, prostração, odinofagia e otalgia. À época, um médico da emergência havia examinado a criança e prescrito amoxicilina em suspensão oral. Na terceira dose da medicação, cerca de 30 minutos após a administração, a criança havia evoluído com placas urticadas difusas no corpo e angiodema em pálpebras, sem manifestações sistêmicas. O uso da medicação foi interrompido e realizado tratamento com corticoide e anti-histamínico, com melhora rápida e completa dos sintomas. A mãe deseja investigar o quadro, pois agora está com medo de dar qualquer medicação para a criança pela possibilidade da reação; deseja saber que outro antibiótico poderia usar como opção. No momento da avaliação, a criança está assintomática e com exame físico sem nenhuma alteração. Acerca dos sinais vitais, ela encontra-se afebril, com FC = 92 bpm, PA = 100 mmHg x 60 mmHg, FR = 18 irpm e SatO2 = 100%.


Quanto a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Com relação a opções de antibióticos para uso por essa criança, caso haja indicação de se utilizar cefalosporina, deve-se realizar teste cutâneo com a penicilina. Caso o resultado seja negativo, a cefalosporina pode ser administrada de forma segura.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa afirmação está correta. O texto descreve um caso de uma criança que teve uma reação alérgica a um antibiótico betalactâmico, especificamente a amoxicilina. No caso de uma nova necessidade de tratamento antibiótico, a mãe teme uma nova reação alérgica, por isso a escolha de um antibiótico alternativo é discutida. Uma opção seria usar a cefalosporina, um grupo de antibióticos que também pertence à classe dos betalactâmicos, como a amoxicilina. No entanto, há uma chance de reação cruzada entre a penicilina e as cefalosporinas devido à semelhança estrutural. Por isso, antes de administrar a cefalosporina, seria prudente realizar um teste cutâneo com a penicilina. Se o resultado for negativo, a cefalosporina pode ser administrada com segurança, uma vez que se presume que a criança não é alérgica a todos os betalactâmicos, mas especificamente à amoxicilina. Isso ajudaria a assegurar que a criança não experimente uma nova reação alérgica ao medicamento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo