No excerto “[...] 71,2% dos entrevistados haviam se consulta...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q567312 Português
Mulheres cuidam mais da saúde do que homens
    Segundo pesquisa, 71,2% dos entrevistados pelo IBGE haviam se consultado com um médico pelo menos uma vez no último ano. Entre elas, o índice foi de 78% - contra 63,9% deles. 
    As mulheres brasileiras vão mais ao médico do que os homens. É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, realizada em conjunto entre o Ministério da Saúde e o IBGE. A publicação revelou que 71,2% dos entrevistados haviam se consultado pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores à entrevista. Entre as mulheres, o índice foi de 78%, contra 63,9% dos homens. 
    Elas também são mais aplicadas nos cuidados com os dentes: 47,3% das brasileiras disseram terem ido ao dentista uma vez nos 12 meses anteriores, ante 41,3% dos homens. A diferença também aparece na questão da higiene bucal: 91,5% do público feminino pesquisado respondeu que escova os dentes duas vezes ao dia, ao passo que a taxa foi de 86,5% no masculino. 
    A pesquisa também investigou o atendimento nos serviços de saúde, público e privado. De acordo com os resultados, 71% da população brasileira procura estabelecimentos públicos de saúde para atendimento. Destes, 47,9% afirmaram que utilizam as Unidades Básicas de Saúde como principal porta de entrada para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
    Além disso, o levantamento mostrou ainda que os serviços públicos mais procurados depois das Unidades Básicas de Saúde são os de emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento Público - com 11,3% da população - e hospitais e serviços especializados como ambulatórios, com 10,1% da população. Já os consultórios e clínicas particulares atraem 20,6% dos brasileiros e as emergências privadas são procuradas por 4,9% deles.
    A Pesquisa Nacional de Saúde coletou informações em 64 000 residências brasileiras em 1 600 municípios entre agosto de 2013 e fevereiro de 2014.
(Com Estadão Conteúdo) Adaptado de: < http://veja.abril.com.br/noticia/ saude/mulheres-cuidam-mais-da-saude-do-que-homens> Acesso em 06 jun. 2015.
No excerto “[...] 71,2% dos entrevistados haviam se consultado pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores à entrevista [...]”, o acento grave foi utilizado
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão que envolve o uso do acento grave indicativo de crase. O enunciado pede para identificar por que o acento grave foi utilizado na expressão "anteriores à entrevista". O tema é a crase, que ocorre quando há a fusão da preposição "a" com o artigo definido feminino "a".

Alternativa B: para indicar a contração da preposição “a” com o artigo “a” - Essa é a alternativa correta. Aqui, o acento grave é utilizado porque temos a preposição "a" exigida pelo termo "anteriores" (anterior a algo) combinando-se com o artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "entrevista". Portanto, a expressão correta é "à entrevista".

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: inadequadamente, pois a palavra “anteriores” está no plural. - Esta alternativa está errada porque o acento grave em "à" não tem relação com o plural de "anteriores", mas sim com a fusão da preposição com o artigo.

Alternativa C: para mostrar que o “a” é uma palavra tônica. - Esta alternativa está incorreta. O acento grave não tem função de indicar tonicidade; isso é feito por acentos agudo (á) ou circunflexo (â).

Alternativa D: inadequadamente, pois o correto seria “ao”. - Errada, pois "ao" é a contração da preposição "a" com o artigo masculino "o", o que não se aplica a "entrevista", que é um substantivo feminino.

Alternativa E: para indicar que a palavra tem timbre aberto. - Incorreta, já que o acento grave não indica timbre. Isso é função do acento agudo ou circunflexo.

Para lembrar da crase, pense sempre na fusão da preposição "a" com o artigo "a". Uma dica é substituir o substantivo feminino por um masculino. Se a preposição se transformar em "ao" (a + o), haverá crase no feminino correspondente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A preposição a é exigida pelo adjetivo anterior.  (Algo é anterior a ...)

É observado corretamente no excerto: “[...] 71,2% dos entrevistados haviam se consultado pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores ( a preposição + a artigo) = à entrevista [...]”

Gab.: b

LETRA B

GAB B

 

REGRA GERAL DA CRASE: SERVE PARA 90% DA QUESTÕES

QUANDO TERMO ANTERIOR PEDIR A PREPOSIÇÃO A E TERMO POSTERIOR ACEITAR O ARTIGO DEFINIDO FEMININO  A

Regra da Regência Nominal é muito importante na maioria das questões sobre crase!

 

Neste caso, por eliminação tem como chegarmos à resposta correta!

 

Gab: LETRA B.

 

Bons estudos a todos!

Otimo comentarios

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo