As coroas provisórias são agentes protéticos que desencadeia...
As coroas provisórias são agentes protéticos que desencadeiam várias funções na cavidade bucal, quando colocadas temporariamente como cicatrizantes, estabelecendo o perfil de emergência protética, protegendo as áreas que irão receber as coroas protéticas definitivas, atuando na função oclusal e servindo também, como guia para planejamento da futura peça (Miura et al., 2019; Commar et al., 2017). Os materiais usados em coroas provisórias podem ser classificados como acrílicos ou compósitos de resina.
Considerando isso, analise as assertivas abaixo.
I- Os compósitos são materiais provisórios constituídos por resina bis-acrílica (autopolimerizáveis ou fotopolimerizáveis).
II- As coroas provisórias podem ser classificadas em pré-fabricadas ou personalizadas.
III- As resinas acrílicas devem ser manipuladas na proporção 3:1 de líquido para pó, respectivamente. Essa medida deve ser respeitada devido à estabilidade do fator de contração na polimerização desse material; o pó tem uma composição 13 de monômeros de polimetacrilato e o líquido, além de ser o solvente, é o impulsionador da reação química de polimerização.
IV- A peça provisória pode ser conseguida de três formas: técnica direta, híbrida e indireta. Na técnica indireta, o operador confeccionará o provisório direto em boca, fazendo o molde da região com o próprio material restaurador (pode ser dente de estoque) e adaptando-o e conformando-o à coroa ou à confecção.
V- Na técnica híbrida, utiliza-se um modelo encerado, que posteriormente é moldado com silicone. O molde de silicone é preenchido com o material restaurador, posteriormente adaptado a um modelo que esteja com as bases preparadas, e, por fim, a cimentação do componente protético temporário. Já na técnica direta, o laboratório executa a confecção da peça através da impressão gerada por meio de uma moldagem.
É CORRETO o que se afirma em: