Para avaliar corretamente a oclusão do paciente através de m...
Para avaliar corretamente a oclusão do paciente através de modelos de estudo, é preciso que os modelos de estudo ou de trabalho estejam montados em articuladores semiajustáveis. Para o correto encaixe dos modelos no articulador semiajustável, é necessária a montagem do arco facial. Para tal, avalie as proposições abaixo.
I- Registro da distância intercondilar para ser transferida ao articulador.
II- Posicionar o garfo na boca do paciente com a demarcação de três pontos: um anterior mediano e dois laterais posteriores distintos e bilaterais. Os pontos podem ser demarcados em godiva plastificada ou em lâmina de cera revestindo as duas faces do garfo, na proporção em volume de 3:1, anteriores e posteriores, respectivamente. O garfo deverá ser alinhado com a linha média da face do paciente e deverá ser pressionado contra os dentes da mandíbula e da maxila, a fim de verificar as incisais dos dentes anteriores e as pontas de cúspide dos dentes posteriores.
III- Fixar o garfo de mordida ao arco facial, deslocar a presilha da haste horizontal do arco facial para trás, deslizando-a pelo cabo do garfo de mordida, até que fique perto dos lábios, sem tocá-los. Com a mão direita, apertar firmemente o parafuso da presilha da haste horizontal com a chave adequada e, em seguida, o da presilha na barra vertical do arco.
IV- Posicionar os suportes auriculares do arco facial nos meatos acústicos externos. Segurar os braços do arco facial e, ao mesmo tempo, conecta-se a presilha localizada na haste vertical do arco facial ao cabo do garfo. A presilha ficará por cima do cabo do garfo, de tal forma que os parafusos de ajuste, quando existirem, ficarão para baixo e o conjunto posicionado do lado direito do paciente.
V- Apertar os três parafusos superiores do arco facial e instalar o relator nasal em sua barra transversal. Ajustar o arco facial movimentando a presilha na haste vertical para cima ou para baixo até o relator nasal se apoiar no nasion (glabela) do paciente e apertar o parafuso que o fixa.
De acordo com os passos descritos, explicite-os em ordem sequenciada, para a CORRETA montagem do arco facial do articulador semiajustável.