Entre os princípios e as diretrizes da política de Gestão da...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é A.
Vamos entender melhor o tema e as justificativas para cada alternativa. A questão aborda os princípios e diretrizes da política de Gestão da Memória do Poder Judiciário. Este é um tópico importante dentro da Arquivologia, pois envolve a preservação, organização e acessibilidade dos registros históricos e culturais da instituição.
Alternativa A: "O favorecimento do uso de novas tecnologias digitais para ampliar a dimensão informativa dos acervos." - Correta. Esta alternativa está correta porque um dos objetivos principais da política de Gestão da Memória é justamente utilizar novas tecnologias para garantir que o acesso à informação seja ampliado e facilitado. A digitalização, por exemplo, permite que mais pessoas acessem documentos históricos de forma mais rápida e eficiente.
Alternativa B: "A fiscalização de iniciativas de preservação do patrimônio arquivístico, mobiliário e imobiliário de caráter histórico e cultural do Poder Judiciário." - Incorreta. Embora a preservação do patrimônio seja importante, a alternativa menciona "fiscalização", o que não é um princípio ou diretriz da política de Gestão da Memória. Esta função cabe a órgãos de controle e não é o foco principal da política de gestão da memória.
Alternativa C: "O controle da narrativa acerca da história do Poder Judiciário e a consequente difusão e consolidação da imagem institucional." - Incorreta. Esta alternativa está incorreta porque a política de Gestão da Memória não visa controlar a narrativa histórica, e sim preservar e assegurar o acesso à documentação e informação de maneira transparente e imparcial.
Alternativa D: "A digitalização de documentos ou informações necessárias à extração de certidões acerca do julgado." - Incorreta. Embora a digitalização seja uma prática comum e importante, esta alternativa está centrada na extração de certidões, que é uma atividade operacional e não um princípio ou diretriz da política de Gestão da Memória do Poder Judiciário.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art.38 da resolução 324 de 2020
Art. 38. Constituem princípios e diretrizes da política de Gestão da Memória do Poder Judiciário, além dos elencados no artigo 3º da presente Resolução:
I – favorecimento do uso de novas tecnologias digitais para ampliar a dimensão informativa dos acervos;
II – compartilhamento de técnicas das ciências da informação, arquivologia, biblioteconomia, museologia, história, antropologia e sociologia para agregar valor informativo sobre a instituição e seu papel na sociedade;
III – colaboração e interação entre as unidades de Memória e de Arquivo;
IV – promoção de iniciativas de preservação do patrimônio arquivístico, mobiliário e imobiliário de caráter histórico e cultural do Poder Judiciário e respectiva divulgação;
V – promoção de encontros e seminários para intercâmbio de experiências; e
VI – registro e divulgação de boas práticas no sítio eletrônico do CNJ.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo