Nesse caso, deve ser indicada a realização de teste cutâneo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686579 Medicina
Um lactente de 10 meses de vida é levado pela mãe a consulta com alergista pediátrico, com quadro de dermatite atópica (DA) com início das lesões aos 4 meses de vida, quando começou a fazer natação para bebês, e com melhora importante com tratamento tópico prescrito por dermatologista. O desenvolvimento neuropsicomotor da criança é normal, as respectivas curvas de crescimento estão dentro da normalidade, e a criança não apresenta outras doenças. O lactente permaneceu em aleitamento materno exclusivo por dois meses, quando a mãe precisou retornar ao trabalho; ela, então, iniciou fórmula infantil adequada para a idade e suspendeu o aleitamento. Introduziu dieta suplementar aos 4 meses de vida, sem intercorrências, com alimentação variada, incluindo ovo, trigo, soja, milho e peixe. A mãe decidiu, por conta própria, realizar “exames de alergia” na criança e levou à consulta IgE total levemente elevada e IgEs específicas positivas em títulos baixos para ovo, leite de vaca, trigo e milho. Deseja saber se deve retirar tais alimentos da dieta da criança. Ao exame físico do lactente, nota-se a presença de dupla prega de DennieMorgan, com áreas de xerose em região malar, fronte e superfícies extensoras de membros, sem lesões eczematizadas. Quanto aos sinais vitais, verificam-se FC = 100 bpm, FR = 34 irpm, PA = 90 mmHg x 50 mmHg e SatO2 = 99%.


Em relação a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Nesse caso, deve ser indicada a realização de teste cutâneo de leitura imediata pela técnica de puntura (prick test) com os alimentos para os quais as IgEs séricas foram positivas, para confirmação da sensibilização alérgica e, em caso positivo, retirada de tais alimentos da dieta da criança.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está errada. A realização do teste cutâneo de leitura imediata (prick test) nesse caso não é indicada. A presença de IgE específica para algum alimento não é suficiente para diagnosticar alergia alimentar. Ela indica apenas sensibilização, que não necessariamente se traduz em sintomas clínicos. O diagnóstico de alergia alimentar deve ser feito com base numa reação típica após ingestão do alimento suspeito. Nesse caso, a criança tem uma dermatite atópica, que já está sendo tratada e melhorou com o tratamento tópico. Não há nenhuma menção a sintomas após a ingestão dos alimentos para os quais as IgEs foram positivas. Portanto, antes de retirar esses alimentos da dieta da criança, é importante fazer uma investigação mais detalhada, incluindo a observação de possíveis sintomas após a ingestão desses alimentos. Além disso, a retirada desnecessária de alimentos pode levar a deficiências nutricionais e a um impacto negativo no crescimento e no desenvolvimento da criança.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo