Nesse caso, deve-se indicar imediatamente a provocação alim...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686580 Medicina
Um lactente de 10 meses de vida é levado pela mãe a consulta com alergista pediátrico, com quadro de dermatite atópica (DA) com início das lesões aos 4 meses de vida, quando começou a fazer natação para bebês, e com melhora importante com tratamento tópico prescrito por dermatologista. O desenvolvimento neuropsicomotor da criança é normal, as respectivas curvas de crescimento estão dentro da normalidade, e a criança não apresenta outras doenças. O lactente permaneceu em aleitamento materno exclusivo por dois meses, quando a mãe precisou retornar ao trabalho; ela, então, iniciou fórmula infantil adequada para a idade e suspendeu o aleitamento. Introduziu dieta suplementar aos 4 meses de vida, sem intercorrências, com alimentação variada, incluindo ovo, trigo, soja, milho e peixe. A mãe decidiu, por conta própria, realizar “exames de alergia” na criança e levou à consulta IgE total levemente elevada e IgEs específicas positivas em títulos baixos para ovo, leite de vaca, trigo e milho. Deseja saber se deve retirar tais alimentos da dieta da criança. Ao exame físico do lactente, nota-se a presença de dupla prega de DennieMorgan, com áreas de xerose em região malar, fronte e superfícies extensoras de membros, sem lesões eczematizadas. Quanto aos sinais vitais, verificam-se FC = 100 bpm, FR = 34 irpm, PA = 90 mmHg x 50 mmHg e SatO2 = 99%.


Em relação a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Nesse caso, deve-se indicar imediatamente a provocação alimentar, com dieta com exclusão de todos os alimentos para os quais as IgEs séricas foram positivas, com reintrodução gradual em doses crescentes.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A sentença é errada. A provocação alimentar não deve ser indicada imediatamente neste caso. A presença de IgEs séricas específicas para determinados alimentos pode não significar uma alergia alimentar em andamento. Além disso, o lactente não apresenta sinais clínicos que sugerem alergia alimentar, como diarreia, vômitos ou falha de crescimento e as lesões de dermatite atópica melhoraram com tratamento tópico, o que indica que não está ocorrendo uma reação alérgica atualmente. A provocação alimentar é um procedimento que deve ser feito apenas quando há suspeita forte de alergia alimentar, considerando tanto os achados de exames laboratoriais quanto os sintomas clínicos do paciente. Neste caso, retirar alimentos para os quais as IgEs séricas foram positivas pode resultar em restrições dietéticas desnecessárias para a criança, que podem prejudicar seu crescimento e desenvolvimento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo