Considerando o instituto da novação, conforme o Código Civi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3036255 Direito Civil
Considerando o instituto da novação, conforme o Código Civil, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Código Civil:

Item A: Art. 362. A novação por substituição do devedor pode ser efetuada independentemente de consentimento deste.

Item B: Art. 361. Não havendo ânimo de novar, expresso ou tácito mas inequívoco, a segunda obrigação confirma simplesmente a primeira.

Item C: Art. 363. Se o novo devedor for insolvente, não tem o credor, que o aceitou, ação regressiva contra o primeiro, salvo se este obteve por má-fé a substituição.

Item D: Art. 366. Importa exoneração do fiador a novação feita sem seu consenso com o devedor principal.

GABARITO - B

O enunciado pede a INCORRETA. Sobre o erro da "B":

Base doutrinária: Ausente a intenção de novar, há mera confirmação da obrigação original. Assim, a novação nunca pode ser presumida; deve sempre resultar de vontade das partes. Para sanar a vontade de novar, Pereira propõe o critério da incompatibilidade, segundo o qual "há novação quando a segunda obrigação é incompatível com a primeira".

Base legal: CC. Art. 361. Não havendo ânimo de novar, expresso ou tácito mas inequívoco, a segunda obrigação confirma simplesmente a primeira.

⚖️ GABARITO - ALTERNATIVA ERRADA - LETRA "B" ⚖️

Comentário:

A Letra "A" está "CORRETA", pois, a novação por substituição do devedor pode ser realizada sem a necessidade de consentimento deste, conforme estabelece o art. 362, do Código Civil.

"Art. 362. A novação por substituição do devedor pode ser efetuada independentemente de consentimento deste."

A Letra "B" está "ERRADA", pois o art. 361, do Código Civil determina que, se não houver o ânimo de novar de forma expressa ou tácita, mas inequívoca, a segunda obrigação confirma simplesmente a primeira.

Ou seja, isso significa que a alternativa apresentada a nós está "errada" ao afirmar que a segunda obrigação não confirma a primeira.

"Art. 361. Não havendo ânimo de novar, expresso ou tácito mas inequívoco, a segunda obrigação confirma simplesmente a primeira."

A Letra "C" está "CORRETA", pois, de acordo com o art. 363, do Código Civil, se o novo devedor for insolvente, o credor que o aceitou não terá ação regressiva contra o primeiro devedor, exceto se o antigo devedor obteve a substituição por má-fé.

"Art. 363. Se o novo devedor for insolvente, não tem o credor, que o aceitou, ação regressiva contra o primeiro, salvo se este obteve por má-fé a substituição."

A Letra "D" está "CORRETA", pois, a novação feita sem o consentimento do fiador com o devedor principal importa em sua exoneração, conforme estabelece o art. 366, do Código Civil.

"Art. 366. Importa exoneração do fiador a novação feita sem seu consenso com o devedor principal."

CUIDADO MEUS NOBRES!!!!!

Art. 361. Não havendo ânimo de novar, expresso ou tácito, mas inequívoco, a segunda obrigação confirma simplesmente a primeira.

Também por conta disso, a doutrina considera existir uma novação objetiva tácita no art. 330 do Código Civil, o qual disciplina que:

"o pagamento reiteradamente feito em outro local faz presumir renúncia do credor relativamente ao previsto no contrato". 

Note que, além de tal situação encontrar-se diretamente relacionada ao princípio da boa-fé objetiva, constitui uma novação objetiva, pois há a alteração de um dos elementos da obrigação.

Sobre os artigos do CC, alguns comentários;

Art. 361. Não havendo ânimo de novar, expresso ou tácito mas inequívoco, a segunda obrigação confirma simplesmente a primeira.

Nesse artigo, o CC deixa claro que não é toda modificação na obrigação que significa uma novação. Assim, meras mudanças de prazos, lugar de pagamento, novas garantias... não significam por si só a novação, mas apenas uma confirmação da primeira obrigação. Por sua vez, para novação se configurar deve existir um ânimo inequívoco, captado por condutas socialmente típicas. A doutrina aconselha adotar o critério da incompatibilidade entre as obrigações para averiguar se houve verdadeira modificação ou somente a confirmação da primeira.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo