Vigas isostáticas são elementos estruturais unidimensionais,...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para determina-lo, primeiramente devemos calcular as reações de apoio. Como a estrutura está em equilíbrio, o somatório de forças externas na direção vertical e horizontal é igual a zero e o somatório de momentos em relação a um ponto qualquer e em rotulas e apoios deve ser nulo. Sendo Fx as forças horizontais, Fy as forças verticais e M os momentos, pode-se escrever matematicamente que:
Admitindo os sentidos para direita e para cima como positivos e que o momento positivo é aquele que produz giro anti-horário, ao impor que o somatório de momentos é nulo no ponto A, é possível determinar a reação vertical do apoio C (VC). Em seguida, impondo que o somatório de forças verticais é nulo, é possível determinar a reação vertical no apoio A (VA). Calculando, resulta que:
Por fim, como não há forças externas na horizontal, tem-se que a reação horizontal no apoio A é igual a zero (HA = 0).
Admitindo um corte na estrutura no ponto B e considerando a estrutura à esquerda e que o momento positivo é aquele que tracionas as fibras inferiores, é possível calcular o momento fletor interno no ponto B (MB):
Por fim, admitindo um corte na estrutura no ponto C e considerando a estrutura à direita e que o momento positivo é aquele que tracionas as fibras inferiores, é possível calcular o momento fletor interno no ponto C (MC):
Assim, os valores, em módulo, do momento fletor nos pontos B e C são, respectivamente, 81,7 kN⋅m e 15,0 kN⋅m. Portanto, a alternativa E está correta.
Gabarito do professor: letra E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo