A clorexidina é um antisséptico bisbiguanida, sendo uma mol...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre os efeitos colaterais da clorexidina, um antisséptico amplamente usado na Odontologia por sua ação antimicrobiana. A questão exige que você identifique qual das opções listadas não representa um efeito colateral desse composto.
A alternativa correta é a B - Erosão dentária. A clorexidina não causa erosão dentária. Esse problema geralmente está associado a ácidos que desgastam o esmalte dos dentes, mas a clorexidina não possui essa característica química.
Vamos entender o porquê das outras alternativas serem incorretas:
- A - Estímulo da formação de cálculo supragengival: A clorexidina pode levar ao aumento da formação de cálculo dental devido ao acúmulo de fosfato de cálcio na placa dentária.
- C - Tumefação unilateral ou bilateral da parótida: Esse é um efeito colateral raro, mas documentado, da clorexidina, conhecido como parotidite.
- D - Perturbação do paladar: A clorexidina pode afetar o paladar, geralmente fazendo com que o sabor do sal seja menos perceptível.
Ao enfrentar questões sobre medicamentos ou substâncias químicas, é importante lembrar de suas características e efeitos. Relacione esses conhecimentos com sintomas ou efeitos colaterais conhecidos para chegar à resposta correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Efeitos adversos relacionado: manchamento de dentes, restaurações, próteses e língua, alterações do paladar, principalmente para o sal, formação de cálculo supragengival e, raramente, tumefação reversível nos lábios ou glândulas parótidas, descamações na mucosa oral, urticária, dispnéia e choque anafilático (Flötra et al.30 1971; Addy et al. 2 1979; Okano et al. 54 1989; Ciancio16 1995). Dentre estes efeitos, o manchamento dental destaca-se como a principal queixa por parte dos pacientes (Albandar et al. 3 1994) sendo o principal fator limitante do uso da clorexidina por períodos prolongados."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo