A Empresa RS & ELS Ltda, emitiu cheques durante determi...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O cheque já foi contabilizado pela empresa, mas ainda não apresentados ao banco pelo portador, assim sendo, o extrato bancário está com divergência da contabilidade.
Uma vez que a empresa entregou o cheque ao credor, deverá contabilizá-lo, gerando uma saída da conta bancos. Ainda que o cheque não seja apresentado, a empresa não pode estorná-lo. Afinal, o credor pode apresentar o cheque a qualquer momento.
Portanto, nesse caso, a empresa apenas acompanha através de um controle extra contábil, não há necessidade de fazer outro lançamento contábil.
GAB. C.
(C) Identificação e conciliação de forma extra contábil.
Sobre a A
O registro já foi feito pela contabilidade justamente na conta "Bancos". Muitos confundiram com a conta no banco em que serão creditados os valores.
ALTERNATIVA C
A conciliação contábil nas empresas pode ocorrer de três diferentes maneiras: bancária, folha de pagamento e de clientes e fornecedores. Assim, a conciliação será extra contábil quando o fato não estiver relacionado com a contabilidade.
CONCILIAÇÃO CONTÁBIL
- Corresponde à correlação dos saldos das contas patrimoniais com os saldos verificados em controles extra contábeis produzidos internamente ou em documentos externos, oficiais ou não oficiais.
- A conciliação se distingue da análise de contas, na qual um analista confere a consistência dos lançamentos registrados, decompondo-os e identificando suas naturezas.
- Exemplo
Se a conta contábil Caixa tiver em 31/12 um saldo de R$ 1.000,00, este valor deve coincidir com o saldo existente no controle extra contábil do caixa em 31/12. Ou seja, o total de dinheiro que tiver no cofre da empresa em 31/12 deve ser exatamente o saldo da conta contábil Caixa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo