O processo de democratização foi acompanhado pela proliferaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2349403 Administração Pública
O processo de democratização foi acompanhado pela proliferação de novas instituições, que permitem aos cidadãos deliberar e decidir sobre o resultado das políticas adotadas. Observa-se que nos processos de democratização da gestão pública, diversas formas de interação entre o governo e a sociedade são inovadoras para promover a inclusão e a democracia direta. Assinale a afirmativa que melhor descreve o papel e a importância desses processos na gestão pública.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - Processos Participativos: mecanismos eficazes de democracia participativa, que capacitam os cidadãos nas decisões governamentais, promovem a transparência e garantem a representatividade na alocação de recursos e formulação de políticas públicas.

A questão aborda a importância da democratização da gestão pública por meio da participação cidadã nas decisões políticas e na alocação de recursos. O conhecimento necessário para resolvê-la está relacionado à compreensão dos diferentes mecanismos de participação popular e seu impacto na gestão pública.

Ao examinar a alternativa correta, Processos Participativos, notamos que ela reflete a ideia de que os mecanismos de participação direta como conselhos gestores, conferências, audiências públicas e o orçamento participativo são essenciais para uma gestão pública democrática e inclusiva. Eles são descritos como eficazes porque permitem uma verdadeira influência dos cidadãos sobre políticas públicas, alocando poder decisório e garantindo que as vozes dos diferentes segmentos da sociedade sejam ouvidas e consideradas.

Esses mecanismos promovem a transparência, pois as decisões tomadas são mais abertas ao escrutínio público, e a representatividade, já que os cidadãos têm a oportunidade de expressar suas necessidades e preferências diretamente. Assim, os processos participativos reforçam a legitimidade das políticas públicas e podem levar a uma alocação de recursos mais alinhada com as demandas e prioridades da sociedade.

É importante ressaltar que esses mecanismos também devem ser acompanhados de outras práticas de boa governança, como a prestação de contas (accountability), para que haja não somente a participação, mas também a responsabilização dos gestores públicos quanto aos resultados das políticas implementadas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Entende-se como processo de projeto participativo os métodos projetuais nos quais estão inseridos, além dos técnicos, pessoas leigas ou usuários do objeto em projetação.

Os Processos Participativos são formas de gestão política que ampliam o processo de tomada de decisão da sociedade. Eles entendem que a democracia não se dá apenas nos pleitos eleitorais, de quatro em quatro anos, mas também na construção das **bases orientadoras da política, na definição de prioridades e controle social de sua implementação**.

A legislação brasileira, após a Constituição Federal de 1988, assegurou diversas possibilidades de participação na gestão pública, de maneira geral, e na gestão educacional, de forma específica

**Exemplos:**

- Conselhos de políticas públicas

- Conferências

- Audiências

- Consultas públicas

A) Alternativa errada. O orçamento participativo é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os , geralmente o orçamento de investimentos de para assuntos locais, através de processos de participação da comunidade. O orçamento participativo reforça a transparência por meio da publicação de informações orçamentárias e pela prestação de contas das autoridades e dos delegados do OP. Esses mecanismos geram confiança e melhoram a qualidade da governança nas cidades – e assim, contribuem para reduzir a corrupção e o mau gasto dos recursos públicos.

B) Alternativa errada. Conselhos são espaços de interface entre o Estado e a sociedade. São pontes entre a população e o governo, assumindo a co-gestão das políticas públicas. O poder é partilhado entre os representantes do governo e da sociedade, e todos assumem a tarefa de propor, negociar, decidir, implementar e fiscalizar a realização do interesse público (Carvalho, 1998).

C) Alternativa errada.

D) Alternativa Correta - Processos participativos são formas de gestão política que ampliam o processo de tomada de decisão da sociedade, entendendo que a democracia não se dá apenas nos pleitos eleitorais, de quatro em quatro anos, mas também através na construção das bases orientadoras da política, na definição de prioridades e controle social.

Essa é a menos errada.

Processos Participativos: mecanismos eficazes de democracia participativa, que capacitam os cidadãos nas decisões governamentais, promovem a transparência e garantem a representatividade na alocação de recursos e formulação de políticas públicas.

"Garantem" é uma mentira. Não é 100%.

Pelo viés empírico, a A está certa

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo