Julgue os itens subsecutivos, com relação ao tunning de banc...
O tunning de um banco de dados relacional deve garantir a normalização das tabelas implementadas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - errado
O processo de tunning (ou tuning) de banco de dados está relacionado com a otimização de desempenho de um sistema de banco de dados. O foco é melhorar o tempo de resposta das consultas e a eficiência no acesso e manipulação dos dados. A normalização de banco de dados é um processo que estrutura o banco de dados relacional em tabelas para minimizar a redundância de dados e melhorar a integridade. No entanto, a normalização completa, até as formas normais mais elevadas, nem sempre é prática ou beneficia o desempenho de um sistema de banco de dados em um ambiente operacional.
Em algumas situações, formas normais mais baixas ou até a desnormalização são aplicadas para alcançar um melhor desempenho, particularmente em sistemas de banco de dados de larga escala onde as operações de junção de tabelas (joins) podem ser onerosas. Portanto, afirmar que o tunning de banco de dados deve garantir a normalização das tabelas é um erro, já que o tunning deve garantir o melhor desempenho possível, o que em alguns casos pode incluir técnicas de desnormalização para otimizar consultas e operações de dados.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O termo tunning ainda pode parecer um enigma para muitas pessoas, mas aos poucos ele vem sendo desvendado e explorado cada vez mais pelos profissionais de TI. Quando aplicado em Tecnologia da Informação (TI), este termo refere-se basicamente ao conceito de propor mudanças e aplicar ideias para otimizar o desempenho na recuperação ou atualização de dados.
Então tuning refere-se a "tunar" as instruções SQL, não normalizar o banco.
Leia mais em: Tuning de SQL em bancos de dados Oracle - Revista SQL Magazine 97 http://www.devmedia.com.br/tuning-de-sql-em-bancos-de-dados-oracle-revista-sql-magazine-97/23810#ixzz2xSChajxk
Diversos são os casos em que se desnormaliza para obter um melhor desempenho,considerando-se claro que este procedimento deve se feito de forma cautelosa.
Concordando com Wagner Londrina e Uendel Batista, e complementando:
A normalização realmente pode diminuir o desempenho de um banco, especialmente se ele tiver muitas tabelas e selects muitos joins. Se no sistema existe um relatório que é gerado com frequência e que possui muitos joins, a desnormalização pode ser interessante.
não "garante" nada! o tunning propoe e aplica mudanças visando otimizar o desempenho na recuperação ou atualização de dados. Em curtas palavras, Tuning (em TI) é sinônimo de otimização.
Gabarito Errado
Em TI, Tuning refere-se basicamente ao conceito de propor e aplicar mudanças visando otimizar o desempenho na recuperação ou atualização de dados. Em curtas palavras, Tuning (em TI) é sinônimo de otimização. Atualmente existem muitas técnicas e dicas de tuning que podem ser aplicadas para otimizar os sistemas corporativos, compreendendo desde o nível do sistema operacional até o nível do seu código-fonte. Para fazer um bom trabalho de Tuning, é necessário executar criteriosamente os seguintes processos:
Entender o problema;
Elaborar o diagnóstico;
Aplicar as dicas e técnicas de otimização (que se aplicam ao diagnóstico elaborado).
O objetivo principal do trabalho de tuning éminimizar o tempo de resposta e recuperação dos dados das aplicações. Em um Banco de Dados, os 3 tipos de atividades de tuning que podem ser realizadas, são:
1- Planejamento de performance:
Definição e configuração do ambiente em que o BD será instalado, considerando-se os seguintes itens: Hardware, Software, Sistema Operacional e Infraestrutura de rede.
2- Tuning de instância e BD:
Ajuste de parâmetros e configurações do BD (atividades que fazem parte do trabalho de um DBA).
3- SQL Tuning:
Otimização de instruções SQL.
Para desenvolver bem o 1º tipo de atividade, não há um treinamento específico. É necessário estudar e pesquisar bastante sobre o assunto. Um ponto muito importante é que a maior parte dos problemas de performance estão em instruções SQL ruins (ver item Application na Imagem 1).
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo