Para a apuração da necessidade de capital de giro, devem-se ...
financeira.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a Necessidade de Capital de Giro são contas ligadas às operações da empresa.”
Assim podemos obter a NCG, pela seguinte equação: NCG = ACC - PCC, ACC = Contas Cíclicas do Ativo: São contas de curto prazo, renováveis e ligadas à atividade operacional da empresa. Ex: Clientes;PCC = Contas Cíclicas do Passivo: São contas de curto prazo, renováveis e ligadas à atividade operacional da empresa. Ex: Fornecedores.Ou seja, PARA O CÁLCULO DA NECESSIDADE DO CAPITAL DE GIRO NÃO SE INCLUI O SALDO DAS CONTAS ERRÁTICAS.Mas vocês devem está se perguntando: - Porque? E claro, continuam sem entender o que são contas erráticas.Antes disso, falarei o que é o Saldo em Tesouraria(ST), pois este sim utiliza o Saldo das Contas Erráticas em seu cálculo.O ST são recursos de curto prazo que poderão sobrar ou faltar no caixa da empresa, com vistas a fazer frente aos seus compromissos, funcionando como um eficiente indicador da saúde financeira da empresa, ou seja, se apresenta liquidez satisfatória ou insatisfatória.A variável saldo de tesouraria pode ser obtida pela diferença entre o Ativo Circulante Financeiro e o Passivo Circulante Oneroso ( ST = ACF - PCO) ou pela diferença entre o Capital de Giro e Necessidade de Capital de Giro (ST = CCL - NCG), onde:ACF = Contas erráticas do ativo ou Cíclicas Financeiras;PCO = Contas erráticas do passivo ou Cíclicas Onerosas (PCO). Segundo Fleuriet (2003; p.27) procede no sistema de classificação das contas diferenciado do sistema tradicional, adaptando mais para fins da Análise da Dinâmica Financeira, conforme a seguir:A. ATIVOA.1. Contas erráticas do ativo ou Cíclicas Financeiras (ACF)São contas de curto prazo não necessariamente renováveis ou ligadas à atividade
operacional da empresa. Ex: Disponível.PASSIVOB.1. Contas erráticas do passivo ou Cíclicas Onerosas (PCO)São contas de curto prazo não necessariamente renováveis ou ligadas à atividade
operacional da empresa. Ex: empréstimos bancários. Sei que acabei me estendendo no tema, mas com longe de esgotá-lo. Acredito que para fins de concurso, está mais do que suficiente. Espero ter colaborado.Fonte: Apostila de Gestão Financeira do Prof. Moisés Prates da Silveira - UFPR.
ESTUDAMOS, ESTUDAMOS ESTUDAMOS .......E VEM UM MAL AMADO E COLOCA ISSO.....GEZUIXXXX!!!!
(desculpem o desabafo, choro, sei lá...rsrs)
São contas de curto prazo não necessariamente renováveis ou ligadas à atividade operacional da empresa.Compreende os valores que podem ser utilizados livremente na movimentação dos negócios, assim como os valores de conversão imediata. Contas representativas deste grupo:
· Caixa
· bancos com movimento
· cheques em trânsito
· cheques a receber
· vales postais
· numerário em trânsito
· depósitos bancários à vista
2. Contas cíclicas do ativo
São contas de curto prazo, renováveis e ligadas à atividade operacional da empresa.Incluem os créditos a receber de clientes pela venda de mercadorias, produtos ou serviços, objeto da atividade operacional da empresa. Contas representativas destes créditos:
· contas a receber de clientes
· duplicatas a receber
· clientes, fregueses, contas a receber
· títulos a receber
· contas correntes de clientes
3. Contas não cíclicas do ativo
São contas que representam aplicações por prazo superior a 1 (um) ano. Compreende os valores de prazo de conversão superior a 1 (um) ano, não classificáveis nos itens 3.2 (Investimentos), 3.3. (ativo imobilizado) e 3.4. (ativo diferido).Principais contas deste grupo:
· letras a receber, créditos com empresas subsidiárias ou coligadas;
· títulos e valores, estoques vinculados;
· devedores diversos;
· créditos com diretores, créditos com acionistas
Englobam as obrigações de curto prazo não necessariamente renováveis ou ligadas à atividade operacional da empresa, tais como empréstimos bancários,emissão de títulos, distribuição de lucros, etc. Contas representativas deste grupo:
• Dividendos a pagar, credores diversos, títulos a pagar;
• Letras de câmbio, credores no exterior, financiamentos;
• Bancos com garantia e imposto de renda a paga
2. Contas Cíclicas do passivo
São contas de curto prazo, renováveis e ligadas à atividade operacional da empresa.
A conta fornecedores a ser incluída no passivo cíclico refere—se unicamente ao fornecimento de insumos operacionais regulares. Os fornecimentos para imobilizações não devem ser aí incluídos.
Contas usuais deste grupo:
• Contas a pagar, Fornecedores, Credores por financiamento;
• Contas correntes, Vendedores, Duplicatas a pagar, Fornecimentos a pagar.
• Impostos a Pagar sobre Operações, Ordenados a Pagar;
• Contribuições Sociais a Recolher, INSS — arrecadação a recolher
3. Contas não Cíclicas do Passivo
São contas que compõem o passivo permanente da empresa.Englobam as obrigações cuja liquidação excede o prazo de 1(um) ano. Contas representativas deste grupo:
• Letras de câmbio, credores no exterior, títulos a pagar;
• Financiamentos, empréstimos, acionistas com empréstimos;
• FGTS(não optantes), debêntures a pagar, hipotecas.
Incluem também: Resultado de exercícios futuros, Capital realizado, Reservas de lucros, Reservas de capital e Reservas de reavaliação
De acordo com Brasil & Brasil (1997) e Matarazzo (1998), a necessidade de capital de giro é calculada pela diferença entre as contas cíclicas do ativo e as contas cíclicas do passivo.
Fonte: Pagina 4.
http://www.fae.edu/nucleos/pdf/primeiro_seminario/diagnostico_empresarial_debora.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo