O emprego de verbos e pronomes como "somos" (L.1), "se busca...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q35212 Português
Imagem 003.jpg
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O emprego de verbos e pronomes como "somos" (L.1), "se busca" (L.9), "eu" (L.10) e "minha" (L.11) mostra que os argumentos se opõem pela ligação de alguns a um sujeito coletivo e, de outros, a um sujeito individual, associando o coletivo a sujeito social e o individual a objeto, coisa.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não, é bem mais simples que isso.Esses verbos apenas demostram que o autor se inclui como parte do sistema. O uso de verbos na 1ª e 3ª pessoas do singular faz com que sejamos mais receptivos ao texto, pois o autor não se exclui das críticas ou dos conselhos, istó é, afasta a sensação de que ele é o "certinho" e nos somos os errados, como se estivéssemos sendo repreendidos por uma autoridade (Pais, professores, os "homi", etc). Muito pelo contrário, ele também se considera um destinatário da mensagem.;)
A questão é simples. Analise que são os sujeitos envolvidos e perceberá que "se busca" (L.9) não tem sujeito (sujeito indeterminado). Logo, como afirma a questão, não se pode atribuir sujeito individual ou coletivo para aquilo que não tem sujeito.Errada a questão.
Os argumentos se opõem pela ligação de alguns a um sujeito coletivo e, de outros, a um sujeito individual, associando o coletivo a sujeito social e o individual a uma pessoa.

Argumentos se opõe, na verdade convergem.

A afirmação presente no fragmento está parcialmente correta: "somos" indica um sujeito oculto com valor de coletivo (nós), e "eu" é o sujeito individual; no entanto a forma verbal "se busca" não tem um sujeito coletivo, nem um individual, uma vez que esse sujeito é indeterminado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo