A base teórica das intervenções arquivísticas, que garante a...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - princípio da proveniência
O tema da questão gira em torno dos conceitos fundamentais da Arquivologia, mais especificamente sobre a base teórica que sustenta as intervenções arquivísticas. Para responder a esta questão, é necessário compreender os conceitos e princípios que guiam a organização e a gestão de arquivos.
O princípio da proveniência, também conhecido como princípio do respeito aos fundos, é fundamental na Arquivologia. Esse princípio determina que os documentos devem ser agrupados e organizados conforme sua origem, isto é, de acordo com a entidade ou pessoa que os produziu ou acumulou. Isso garante que a estrutura original e as relações intrínsecas entre os documentos sejam preservadas, mantendo sua autenticidade e contexto.
Justificativa para a alternativa correta (D):
A alternativa D - princípio da proveniência é correta porque este princípio é a base teórica que assegura a constituição e a plena existência da unidade fundamental em Arquivística. Ele garante que os arquivos sejam organizados de forma a preservar a integridade e o contexto de criação dos documentos, o que é essencial para a autenticidade e a compreensão dos mesmos.
Justificativa para as alternativas incorretas:
A - organicidade: Embora a organicidade seja um conceito importante em Arquivística, referindo-se à organização interna dos documentos de acordo com as atividades e funções do órgão produtor, ela não é a base teórica central das intervenções arquivísticas.
B - autenticidade: A autenticidade é essencial para garantir que os documentos sejam genuínos e confiáveis, mas não é a base teórica central para a organização e intervenção arquivística.
C - princípio da pertinência: Este princípio, também conhecido como classificação temática, sugere a organização dos documentos de acordo com o assunto. Contudo, ele não é mais adotado pela moderna Arquivologia, que prioriza o princípio da proveniência.
E - naturalidade: A naturalidade refere-se à forma como os documentos são produzidos naturalmente no curso das atividades da entidade produtora. Apesar de ser um conceito relevante, não é a base teórica das intervenções arquivísticas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O princípio básico da arquivística é o proveniência dos arquivos , na qual o arquivo produzido por uma entidade não pode ser misturado a de outras entidades geradoras . O princípio da proveniência deve ser observado na organização dos arquivos correntes , intermediários e permanentes. Tem o princípio da organicidade na qual as relações administrativas espelham-se nos conjuntos documentais . O princípio da unicidade , na qual os documentos preservam o seu caráter único , em função do seu contexto de produção . Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística , na qual os arquivos devem ser preservados sem dispersão , multilação , alienação , destruição , não autorizada ou acréscimo indevido .Princípio da cumulatividade , na qual os arquivos são uma formação progressiva , natural e orgânica . Princípio do respeito a ordem original , na qual o arquivo deve preservar o arranjo dado pela entidade produtora
REVISANDO OS PRINCÍPIOS ARQUIVÍSTICOS
PRINCÍPIO DA ORGANICIDADE: significa que as funções, atividades e estrutura das instituições se efetivam por meio de relações orgânicas que os documentos mantêm com o conjunto ao qual pertence.
PRINCÍPIO DO RESPEITO AOS FUNDOS: preconiza que o conjunto de documentos produzidos, acumulados e/ou recebidos no exercício de atividades de uma instituição/pessoa não poderá ser arranjado com outros documentos de outras instituições, mesmo que sejam de mesma tipologia, pois haveria prejuízo e confusão entre as informações.
PRINCÍPIO DA UNICIDADE: os documentos de arquivo preservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção.
PRINCÍPIO DA PROVENIÊNCIA: está ligado à origem do documento, ou seja, mesmo com a mesma tipologia, tratando de um mesmo assunto, há que se respeitar a origem do documento – é um princípio intimamente ligado ao organograma da instituição, ou seja, o organograma mostra a estrutura da instituição, os órgãos que a compõem e suas ligações, relações e hierarquia.
O PRINCÍPIO DA INDIVISIBILIDADE OU INTEGRIDADE: os fundosa devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou sem acréscimo indevido.
PRINCÍPIO DA CUSTÓDIA INTACTA OU SANTIDADE (OU ORDEM ORIGINAL): estabelece que deve-se manter a ordem de acumulação dos papéis na primeira e segunda idades (corrente e intermediária). Usa-se muito o termo Ordem Original em concursos
PRINCÍPIO DA NATURALIDADE (OU CUMULATIVIDADE): este considera que os arquivos constituem uma formação progressiva, natural e orgânica, isto é, os documentos vão surgindo em um contexto específico, ao longo do tempo e das necessidades da instituição ou pessoa e mantém uma relação orgânica entre si, justificando sua acumulação/reunião.
FONTES: RENATO VALENTINI. Arquivologia para Concursos.
http://www.euvoupassar.com.br
princípio da proveniência.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo