A transferência de documento do arquivo corrente para o arqu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CNPQ Prova: CESPE - 2011 - CNPQ - Assistente |
Q91061 Arquivologia
Acerca das três idades documentais, julgue os itens que se seguem.

A transferência de documento do arquivo corrente para o arquivo intermediário é determinada pela diminuição da demanda desse documento, apesar de ele possuir valor administrativo, legal ou fiscal que justifique sua guarda.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - certo

A compreensão das três idades documentais é crucial para a gestão adequada de documentos e arquivos. Esses estágios são conhecidos como arquivo corrente, arquivo intermediário e arquivo permanente. Cada fase representa um período no ciclo de vida do documento, refletindo a frequência de uso e a relevância da informação contida.

O arquivo corrente é a fase em que os documentos são frequentemente utilizados e necessários para o dia a dia das operações administrativas. São mantidos próximos aos usuários devido à sua alta demanda de consulta.

Por outro lado, o arquivo intermediário é uma fase transitória na qual os documentos já não são requeridos com tanta frequência, mas ainda é preciso mantê-los por razões legais, administrativas ou fiscais. É aqui que entra o conceito da alternativa que você acertou. A transferência para esta etapa é motivada pela diminuição da demanda desses documentos, indicando que eles não são mais correntes, contudo, não perdem sua importância e, por isso, não podem ser descartados.

Por fim, os documentos que alcançam uma relevância histórica ou cultural significativa, após passarem pelo estágio intermediário (ou às vezes diretamente do corrente) e que são selecionados para preservação a longo prazo, são destinados ao arquivo permanente.

A sua resposta correta reflete o entendimento de que a transferência de um documento para o arquivo intermediário está associada à necessidade de continuar a conservá-lo apesar da redução no seu uso cotidiano. Isso garante a preservação da informação até que seja decidido se o documento será descartado ou transferido para o arquivo permanente, após a avaliação de sua relevância histórica e a conclusão de seu prazo de retenção legal e/ou fiscal.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Arquivo de segunda idade ou intermediário: Constituído de documentos que deixaram de ser consultados frequentemente, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los, para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado.

 

A função do arquivo intermediário é possibilitar o armazenamento de documentos que, embora usados com pouca frequência, devem ser mantidos, por questões legais, fiscais, técnicas ou administrativas.

CERTO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo