Leia o texto 'SERVIDORES PÚBLICOS' e, em seguida, analise a...
SERVIDORES PÚBLICOS
Condsef/Fenadsef. Públicado em 23/06/2020 (trecho com adaptações).
A existência de menos servidores significa menos atendimento, menos assistência e, consequentemente, abandono social e miséria. O discurso que afirma que servidores são onerosos para a nação é oportunista para retirar direitos da população e destinar recursos a empresas privadas, que não têm compromisso social e visam o lucro.
No passado, antes da instituição dos concursos públicos, os cargos eram ocupados por indicações, mas a Constituição Federal de 1988 instituiu a seleção ampla e universal como forma de ingresso na Administração Pública. Dessa forma, todos podem concorrer a vagas em cargos púbicos, através da participação em concursos públicos, que selecionam, através de provas, os profissionais mais capacitados.
Atualmente, servidores contribuem com a Previdência, não têm direito a FGTS e podem ter aposentadoria suspensa a qualquer momento. A realidade prova que a categoria está distante do perfil pintado pelos governantes neoliberais.
“O descaso com os serviços públicos, com as políticas
públicas e o preconceito com o funcionalismo são brigas
que enfrentamos diariamente. Pregam o Estado Zero
quando o Estado tem que ser máximo. Hoje é um dia
importante para que a população se envolva na nossa luta e
defenda o patrimônio público”, finaliza Sérgio Ronaldo.
Leia o texto 'SERVIDORES PÚBLICOS' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. À luz do texto, o descaso com os serviços públicos, com as políticas públicas e o preconceito com o funcionalismo são brigas cotidianas.
II. O discurso que afirma que servidores são onerosos para a nação é realista pois preserva direitos da população e destina recursos a empresas privadas, como pode ser percebido através da leitura do texto.
III. Atualmente, de acordo com as informações do texto, os servidores contribuem com a Previdência, não têm direito ao FGTS e podem ter aposentadoria suspensa a qualquer momento.
Marque a alternativa CORRETA: