Analise as afirmativas abaixo sobre a utilização de corrent...
Analise as afirmativas abaixo sobre a utilização de correntes elétricas na produção da contração muscular em um músculo desnervado.
1. Na intervenção terapêutica, uma corrente com forma de onda assimétrica, bifásica, com duração de pulso menor do que um milissegundo, pode ser utilizada durante as primeiras duas semanas.
2. Na intervenção terapêutica, a forma de onda da corrente deverá ter uma duração de pulso menor do que as cronaxias do músculo desnervado para não gerar espasmo.
3. Na intervenção terapêutica, a amplitude da corrente junto à duração de pulso deve ser suficiente para estimular um músculo desnervado com cronaxias prolongadas enquanto se produz uma leve contração das fibras musculares.
4. O propósito primário para um músculo desnervado eletricamente estimulado é o de auxiliar a minimizar a extensão da atrofia durante o período em que o nervo está se regenerando.
5. Na intervenção terapêutica a pausa entre os estímulos deve ser 1:4 ou 1:5 (15 a 40 mA) mais longa do que a duração do estímulo (cerca de 3 a 6 segundos) para se minimizar a fadiga.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C.
Vamos agora entender o porquê. A questão aborda a utilização de correntes elétricas para produzir contração muscular em músculos desnervados. Este é um tema importante na Fisioterapia, especificamente na área de Eletroterapia, que lida com a aplicação de correntes elétricas para fins terapêuticos.
Primeiro, vamos analisar as afirmativas uma por uma:
1. Corrente com duração de pulso menor do que um milissegundo: Para um músculo desnervado, tipicamente são necessárias durações de pulso mais longas, frequentemente superiores a 1 milissegundo, para conseguir um estímulo eficaz. Portanto, essa afirmativa está incorreta.
2. Duração de pulso menor do que as cronaxias do músculo desnervado: Para estimular músculos desnervados, a duração do pulso deve ser, na verdade, maior do que a cronaxia, não menor. Assim, essa afirmativa está incorreta.
3. Amplitude e duração de pulso para estimular músculos com cronaxias prolongadas: Esta afirmativa está correta, pois para músculos desnervados, são necessárias amplitudes maiores e duração de pulso adequadas para estimular eficazmente as fibras musculares. No entanto, ela não está incluída na alternativa correta.
4. Minimizar a atrofia durante a regeneração do nervo: O propósito de estimular eletricamente um músculo desnervado é realmente minimizar a atrofia muscular enquanto o nervo se regenera. Portanto, essa afirmativa está correta.
5. Pausa entre estímulos para minimizar fadiga: A relação de pausa adequada ajuda a minimizar a fadiga durante a estimulação, o que é essencial para a terapia eficaz. Esta afirmativa está correta.
Assim, as afirmativas corretas segundo a questão são as 1, 4 e 5, que correspondem à alternativa C.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
https://www.google.com.br/books/edition/Modalidades_Terapeuticas_Em_Medicina_Esp/k2OkCterXD0C?hl=pt-BR&gbpv=1&dq=estimula%C3%A7ao+eletrica+muscular+desnervado&pg=PA97&printsec=frontcover
A cronaxia é a menor largura de pulso que evoca a mínima contração muscular com amplitude definida como o dobro da reobase.
https://www.ppgee.ufmg.br/defesas/1671M.PDF
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo