A memória virtual gera a ilusão de existir uma memória maio...
A memória virtual gera a ilusão de existir uma memória maior que aquela disponível. Para isso, usa-se o conceito de endereço virtual, que deve ser traduzido em seu valor real.
Além do buffer lookaside de tradução (TLB), qual outra estrutura pode ser usada para realizar essa tradução?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos entender a questão e a alternativa correta. A alternativa correta é A - Tabela de páginas.
A memória virtual é um conceito fundamental em sistemas operacionais, que permite que programas utilizem mais memória do que fisicamente disponível no sistema. Isso é feito através de técnicas de mapeamento de endereços virtuais para endereços físicos.
Para realizar este mapeamento, existem algumas estruturas fundamentais. Uma delas é o buffer lookaside de tradução (TLB), que é uma espécie de cache que armazena as traduções mais recentes de endereços virtuais para endereços físicos, acelerando o processo de tradução.
No entanto, além do TLB, a tabela de páginas também é crucial para essa tradução. A tabela de páginas é uma estrutura de dados armazenada na memória que mantém o mapeamento entre os endereços virtuais e os endereços físicos. Quando um endereço virtual não é encontrado no TLB, o sistema consulta a tabela de páginas para realizar esta tradução.
Vamos analisar brevemente as outras alternativas para entender por que não são as corretas:
- B - Disco rígido: Embora o disco rígido seja usado no contexto de memória virtual, principalmente para armazenar páginas de memória que não cabem na RAM (swap), ele não é usado diretamente para a tradução de endereços virtuais para físicos.
- C - Cache L1: O Cache L1 é uma memória cache de alta velocidade usada para armazenar dados frequentemente acessados pela CPU, mas não está envolvido diretamente na tradução de endereços virtuais para físicos.
- D - Sistema operacional: Embora o sistema operacional gerencie a memória virtual e as tabelas de páginas, ele não é uma estrutura de dados usada diretamente para a tradução de endereços. Ele coordena o processo, mas a tradução real é feita através do TLB e das tabelas de páginas.
Portanto, a alternativa A - Tabela de páginas é a correta, pois é a estrutura diretamente responsável por armazenar e permitir a tradução de endereços virtuais para endereços físicos quando o TLB não tem a entrada correspondente.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conforme cita tanenbaum:
"O objetivo da tabela de páginas é mapear páginas virtuais em molduras de página física."
GABARITO ALTERNATIVA A
MMU responsável pelo mapeamento do endereçamento lógico para o físico usa para isso a tabela de páginas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo