A intensificação do processo de concentração da industrializ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q29028 Economia
A análise do processo histórico de formação da economia
brasileira é importante para o entendimento dos problemas
econômicos do Brasil. Com relação a esse assunto, julgue os
seguintes itens.
A intensificação do processo de concentração da industrialização brasileira no pós-guerra explica-se, em parte, pela tendência de os salários monetários, corrigidos pela produtividade, serem mais baixos na região mais dinâmica, cujo centro era o estado de São Paulo, elevando, assim, a rentabilidade das inversões e o crescimento da produção industrial nessa região.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O ano de 1930 é considerado por alguns autores como o da "Revolução Industrial" no Brasil. Efetivamente é o ano que marca o início da industrialização (processo através do qual a atividade industrial vai se tornar a mais importante do país) beneficiada pela Crise de 1929 e pela Revolução de 1930).
A Crise de 1929 determinou a decadência da cafeicultura e a transferência do capital para a indústria, o que associado à presença de mão-de-obra e mercado consumidor, vai justificar a concentração industrial no Sudeste, especificamente em São Paulo.
Esta fase, assim como a primeira, tem uma característica inicial de quase exclusividade de indústrias de bens de consumo não duráveis, definindo o período chamado de "Substituição de importações".

Para mim, a resposta está relacionada à teoria de Celso Furtado, em "Formação econômica do Brasil". Para ele, embora a produção acelerada no centro dinâmico tendesse a elevar os salários nessa região, isso acabava, também, por atrair mão de obra de regiões onde o processo de industrialização era incipiente. Esse exército de reserva acabava por aumentar a oferta de mão de obra e pressionar os salários para baixo, apesar da alta produtividade. Vi uma questão na prova de 2011 semelhante. 

A questão está correta porque menciona que os salários monetários eram mais baixos na região mais dinâmica quando corrigidos pela produtividade. Em termos absolutos, obviamente que os salários mais altos estavam em SP e isso atraía migrantes dos centros menos dinâmicos, pressionando para baixo (maior oferta) os salários.

Certo

A chave é a expressão "corrigidos pela produtividade". Quando se compara relativamente com as áreas deprimidas, os salários em SP eram mais baixos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo