Na Região Nordeste do Brasil, estima-se que cerca de 230 mil...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2691316 Atualidades

Leia o texto para responder às questões 32 a 35.

A conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à saúde, à qualidade de vida e a sua sustentabilidade, é, sem dúvida, um dos temas atuais que preocupam todos os países do mundo. E são urgentes, e indispensáveis ações e intervenções do governo, das instituições econômicas, educacionais, religiosas e de cada cidadão, dentro de suas competências.

Vejamos a seguir algumas situações que retratam a realidade atual em nosso país.

Na Região Nordeste do Brasil, estima-se que cerca de 230 mil km² estão em processo de desertificação. A figura a seguir mostra as áreas susceptíveis à desertificação no semiárido brasileiro. Sobre esse fenômeno, analise as afirmativas a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: INPE, 2017

I. Entende-se por desertificação, a degradação das terras nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultantes de diversos fatores, incluídas as variações climáticas e as atividades humanas. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará tem aproximadamente 11 % do seu território em processo de desertificação.

II. No Estado do Ceará, que tem todo seu território susceptível à desertificação, foram delimitados três núcleos com níveis de ocorrência de desertificação considerados muito graves, a saber: I – Irauçuba/Centro-Norte, que abriga os municípios de Canindé, Irauçuba, Miraíma e Santa Quitéria; II – Inhamuns, que abriga os municípios de Arneiroz, Independência e Tauá; e III – Litoral, que abriga os municípios de São Gonçalo do Amarante, Paracuru e Paraipaba.

III. Dentre as consequências do processo de desertificação estão a degradação do solo e dos recursos hídricos; a degradação da vegetação e da biodiversidade e, consequentemente, a diminuição da qualidade de vida das populações afetadas.

IV. A ausência ou escassez de vegetação, os sinais de erosão dos tipos laminar, em sulcos, ou voçorocas, e a presença de plantas tais como o capim penhasco e as cactáceas são características utilizadas como indicadores físicos do processo de desertificação.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

Alternativas