A organização das ideias em um texto se dá pela coesão no se...
Leia o Texto 01 a seguir e responda à questão.
Texto 01: A filosofia da assertividade
Assertividade é filosofia de vida; é mais do que um comportamento, pois engloba valores, atitudes, pensamentos e sentimentos frente à vida. O comportamento é a forma de expressar essa filosofia de vida. Assertividade é uma filosofia de relacionamento humano, que busca soluções ganha-ganha.
Assertividade é o “ingrediente” dos relacionamentos saudáveis que não negam nem temem o conflito, mas que veem o conflito como uma possibilidade de crescimento.
Quando conseguimos expressar nossos pensamentos, sentimentos e vontades sem agredir o outro, sentimo-nos leves e satisfeitos. Esse bem-estar é o resultado da comunicação assertiva, constituída por pensamentos, sentimentos e ações que afirmam nosso eu.
Isto significa que nós podemos ocupar o espaço a que temos direito sem invadir o espaço do outro. Podemos atingir nossos objetivos e metas profissionais e pessoais com persistência, adotando, porém, uma postura ética.
Viver de forma assertiva é manter-se em equilíbrio no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão). A assertividade clarifica as relações, propiciando uma comunicação ética entre as pessoas. A linguagem assertiva, verbal e não verbal, utiliza signos que exprimem a verdade, autorrespeito e respeito pelos outros, buscando uma solução para os conflitos que satisfaça aos interesses das partes envolvidas. A técnica assertiva “aposta” na mudança do comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptado a todos os tipos de personalidade com os quais nos relacionamos.
Referência: COELHO, Nazilda. Comunicação Assertiva. Governo do Estado de
Pernambuco, Secretaria de Administração, Centro de Formação dos Servidores e
Empregados Públicos do Poder Executivo Estadual. Recife: Cefospe, 2020. p. 15.
A organização das ideias em um texto se dá pela coesão no sentido gramatical e no semântico.
No Texto 01, a autora emprega, de modo mais frequente, um mecanismo de coesão semântica. Indique qual é esse fenômeno.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Repetição lexical (= repetição de palavras).
R: pela leitura do texto acima percebe-se que a autora usou desse mecanismo, principalmente com a palavra "assertiva", que foi repetida diversas vezes ao longo do texto, portanto, a alternativa correta é a "d".
Coesão por repetição
A repetição intencional de um mesmo item lexical também pode favorecer a coesão textual por enfatizar uma ideia, mantendo-a em foco. Nesse caso, a repetição confere ênfase e força argumentativa ao enunciado, visando conseguir a adesão do leitor ou do ouvinte.
Há figuras de retórica que tratam da repetição de palavras, como o polissíndeto (repetição de uma mesma conjunção), a anáfora (repetição de uma mesma palavra no início de versos ou parágrafos), o quiasmo (repetição cruzada)
Fonte: https://www.ernaniterra.com.br/coesao-elipse-repeticao-e-conexao/
Hiperonímia = como o próprio prefixo já nos indica, esta palavra confere-nos uma ideia de um todo, sendo que deste todo se originam outras ramificações, como é o caso de frutas.
As palavras de sentido mais geral, relativamente a outras de sentido mais restrito, chamam-se hiperónimos.
Hiponímia = demarcando o oposto do conceito da palavra anterior, podemos afirmar que ela representa cada parte, cada item de um todo, no caso: maçã, banana, abacaxi, melão. Sim, essas são palavras hipônimas.
As palavras que possuem um sentido mais restrito, relativamente a outra de sentido mais geral, chamam-se hipónimos. E frutas? “Frutas” representam, portanto, uma palavra hiperonímia de todas as que a ela se relacionam!!!
Brincar de adedanha/adedonha é apresentar hiperonímias e pedir que sejam elencadas hiponímias, já pensou nisso?
Hiperonímia: ideia de um todo, de um significado mais abrangente, que dá origem a outras ramificações. Ex: fruta. Quando voce pensa na palavra "fruta", você já associa com outras palavras como : banana, maça, etc.
Hiponímia: contrário de hiperronímia. Significado mais restrito. Quando voce pensa na palavra "banana", você já associa com a ideia geral de "fruta".
Omissão de termo (silepse): ultilizado para evitar a repetição de palavras em um texto.
Pronomes demonstrativos: "Esse e Isto" foram os utilizados no texto.
Repetição lexical: repetição de palavras, sintaxe, sons no texto;
A autora ultilizou 3 vezes a repetição da palavra "assertividade" e 4 vezes a palavra "assertiva" gerando a repetição lexical.
Gabarito D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo