Aspas são sinais distintivos de pontuação. No Texto 01, temo...
Leia o Texto 01 a seguir e responda à questão.
Texto 01: A filosofia da assertividade
Assertividade é filosofia de vida; é mais do que um comportamento, pois engloba valores, atitudes, pensamentos e sentimentos frente à vida. O comportamento é a forma de expressar essa filosofia de vida. Assertividade é uma filosofia de relacionamento humano, que busca soluções ganha-ganha.
Assertividade é o “ingrediente” dos relacionamentos saudáveis que não negam nem temem o conflito, mas que veem o conflito como uma possibilidade de crescimento.
Quando conseguimos expressar nossos pensamentos, sentimentos e vontades sem agredir o outro, sentimo-nos leves e satisfeitos. Esse bem-estar é o resultado da comunicação assertiva, constituída por pensamentos, sentimentos e ações que afirmam nosso eu.
Isto significa que nós podemos ocupar o espaço a que temos direito sem invadir o espaço do outro. Podemos atingir nossos objetivos e metas profissionais e pessoais com persistência, adotando, porém, uma postura ética.
Viver de forma assertiva é manter-se em equilíbrio no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão). A assertividade clarifica as relações, propiciando uma comunicação ética entre as pessoas. A linguagem assertiva, verbal e não verbal, utiliza signos que exprimem a verdade, autorrespeito e respeito pelos outros, buscando uma solução para os conflitos que satisfaça aos interesses das partes envolvidas. A técnica assertiva “aposta” na mudança do comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptado a todos os tipos de personalidade com os quais nos relacionamos.
Referência: COELHO, Nazilda. Comunicação Assertiva. Governo do Estado de
Pernambuco, Secretaria de Administração, Centro de Formação dos Servidores e
Empregados Públicos do Poder Executivo Estadual. Recife: Cefospe, 2020. p. 15.
Aspas são sinais distintivos de pontuação. No Texto 01, temos dois usos de aspas em “ingredientes” e “aposta”.
A justificativa adequada para o uso de aspas no Texto 01 é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - Destaca uma compreensão semântica específica.
Explicação:
Tema da Questão:
A questão aborda o uso de aspas como sinal de pontuação, especificamente em um texto que fala sobre a filosofia da assertividade. O objetivo é compreender quando e por que as aspas são utilizadas para destacar certos trechos ou palavras dentro de um texto.
Justificativa da Alternativa Correta:
No Texto 01, as palavras “ingredientes” e “aposta” estão entre aspas para destacar uma compreensão semântica específica. As aspas são usadas para indicar que esses termos estão sendo empregados com um sentido particular ou figurado, diferente do uso habitual. Portanto, a alternativa B é a correta, pois explica que as aspas destacam uma compreensão semântica específica.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Apresenta palavra escrita de maneira incorreta: Essa alternativa está incorreta porque as aspas não indicam erros de ortografia ou grafia incorreta. Elas não têm a função de corrigir ou sinalizar palavras incorretas no texto.
C - Indica uma citação: Embora as aspas possam ser usadas para indicar citações, nesse contexto específico do Texto 01, elas não estão sendo usadas para citar diretamente outro autor ou fonte. Portanto, essa alternativa está incorreta.
D - Marca a presença de um estrangeirismo: As aspas também podem ser usadas para destacar palavras estrangeiras, mas isso não se aplica às palavras “ingredientes” e “aposta” no texto. Essas palavras são de uso corrente no português e não estão sendo usadas como estrangeirismos. Por isso, essa alternativa está incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito letra b.
nesse caso, aposta e ingrediente são usados no sentido figurado.
GAB: LETRA B!
DIANTE DA QUESTÃO, É CLARO QUE AS ASPAS SÃO UTILIZADAS COM A FUNÇÃO DE UMA COMPREENSÃO SEMÂNTICA ESPECÍFICA (SENTIDO FIGURADO/CONOTATIVO)
Como seria um caso de indicar uma citação ?
GABARITO: LETRA B
Aspas:
As aspas são usadas comumente em citações, mas também há outras funções bem interessantes. Atualmente o negrito e o itálico vêm substituindo frequentemente o uso das aspas. Resumindo, elas são empregadas:
1) Antes e depois de citações textuais.
– “A vírgula é um calo no pé de todo mundo”, afirma a editora de opinião do jornal Correio Braziliense e especialista em língua portuguesa Dad Squarisi, 64.
2) Para assinalar estrangeirismos, neologismos, arcaísmos, gírias e expressões populares ou vulgares, conotativas.
– Chávez, com 58 anos, é uma figura doente e fugidia, que hoje representa o “establishment”. (Carta Capital)
– Não me venham com problemática, que tenho a “solucionática”. (Dadá
Maravilha)
– O homem, “ledo” de paixão, não teve a “fortuna” que desejava.
– Mulher Filé dá “capilé” em repórter “nerd”. (Jornal Meia Hora)
– Anderson Silva “passou o carro” no adversário.
3) Para realçar uma palavra ou expressão imprópria; às vezes com objetivo irônico ou malicioso.
– Ele reagiu impulsivamente e lhe deu um “não” sonoro.
– Veja como ele é “educado”: cuspiu no chão!
– Se ela fosse “minha”...
4) Quando se citam nomes de mídias, livros etc.
– Ouvi a notícia no “Jornal Nacional”.
– “Os Lusíadas” foi escrito no século XVI.
FONTE: Pestana, Fernando A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 3. ed. –
Rio de Janeiro :Método, 2017 . 1611 p . – ( Provas e concursos)
Nesse caso marca uma metonímia, tendo em vista que "ingrediente" te remete ao sentido de procedimentos , coisas a se ter para praticar tal ação .
No caso seguinte -A técnica assertiva “aposta” na mudança do comportamento- seria a A técnica assertiva acredita, tem por finalidade, na mudança do comportamento .
Você consegue trocar por outras palavras .... não tem por base comparação implícita .
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo