Em relação ao tratamento nutricional para pacientes submeti...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - a suplementação com aminoácidos de cadeia ramificada, por via oral, reduz a incidência de ascite, edema periférico e melhora a qualidade de vida.
O tema central desta questão é o tratamento nutricional para pacientes submetidos à quimioembolização transarterial para carcinoma hepatocelular avançado. Para responder corretamente, é fundamental entender como a nutrição pode impactar no tratamento e recuperação de pacientes com condições hepáticas severas.
Justificativa para a Alternativa Correta: A alternativa D está correta porque os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) são conhecidos por seus benefícios na recuperação de pacientes com doenças hepáticas. Eles ajudam a reduzir a ascite (acúmulo de líquido no abdômen) e edema periférico (inchaço nas extremidades), além de melhorar a qualidade de vida ao promover equilíbrio nutricional e muscular.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - dieta hipoproteica auxilia na menor incidência de ascite e peritonite bacteriana espontânea: Esta afirmação é incorreta porque dietas hipoproteicas podem exacerbar a perda de massa muscular e desnutrição em pacientes com doença hepática, sem necessariamente reduzir ascite ou peritonite.
B - dieta hipolipídica auxilia na recuperação do tônus muscular do intestino: Esta alternativa está errada, pois dietas hipolipídicas não têm impacto direto no tônus muscular intestinal e podem ser inadequadas para pacientes que necessitam de calorias suficientes para a recuperação.
C - dieta hipoproteica e hipolipídica são recomendadas para evitar complicações perioperatórias: Esta opção é incorreta, pois tais dietas podem não fornecer os nutrientes necessários para a recuperação e manutenção da saúde em pacientes com carcinoma hepatocelular.
E - a suplementação de aminoácidos de cadeia aromática, ofertada no lanche noturno, contribui para o anabolismo proteico: Esta afirmação é equivocada. Aminoácidos de cadeia aromática não têm o mesmo impacto anabólico que os aminoácidos de cadeia ramificada e não são a recomendação principal para esses pacientes.
Essas análises ajudam a entender por que a opção D é a mais adequada para a situação descrita na questão, oferecendo um tratamento nutricional efetivo para melhorar a condição do paciente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. D
nao se recomenda utilizar aa de cad. aromatica
Trabalhos demonstram que a suplementação oral com AACR para hepatopatas pode ser benéfica, por permitir a ingestão adequada de proteínas e possibilitar a continuidade da alimentação oral exclusiva
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo