Acerca do papel para a produção de documentos, assinale a al...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
Vamos entender melhor o tema da questão e as razões pelas quais a alternativa A é a incorreta.
A questão aborda a qualidade do papel utilizado na produção de documentos, especialmente em termos de preservação e conservação. Esse é um tema crucial em Arquivologia, pois a escolha do papel pode impactar diretamente na durabilidade e integridade dos documentos ao longo do tempo.
Justificação da Alternativa Correta (A): A lignina é uma substância encontrada na madeira que, quando presente em papéis, tende a causar sua deterioração com o tempo. A lignina reage com a luz e o oxigênio, resultando na acidificação do papel, o que leva ao amarelamento e fragilidade. Portanto, ao contrário do que a alternativa A sugere, a presença de lignina não garante maior durabilidade aos papéis, mas sim o contrário. Esse papel é inadequado para documentos de longa permanência.
Justificação das Alternativas Incorretas:
Alternativa B: A utilização de papéis com estabilidade química e longa duração é realmente recomendada para imprimir documentos que precisam ser preservados por longos períodos. Papéis acid-free (livres de ácido) são exemplos de materiais que possuem essa característica.
Alternativa C: O uso de papel reciclado na produção de documentos pode, de fato, implicar em um gasto financeiro maior no futuro. Isso porque o papel reciclado muitas vezes contém impurezas e pode não ter a mesma resistência e durabilidade que o papel de primeira linha, demandando substituições e manutenções constantes.
Alternativa D: A utilização de papel reciclado em impressoras a laser pode causar abrasão entre as folhas, o que pode levar à perda de informações. Isso ocorre pela composição e textura do papel reciclado, que pode ser mais áspero e menos uniforme, comprometendo a qualidade da impressão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESP: A
"Por que alguns papéis são mais escuros do que outros? O que prolonga a vida útil do material mais usado em escolas, escritórios e tarefas estudantis?
O principal componente da madeira, além da celulose, é uma macromolécula chamada lignina. Esta substância está presente, em grandes quantidades, em alguns tipos de papéis como, por exemplo, papel pardo (usado em sacos de pão) e o papelão.
Estes papéis possuem características em comum, entre elas, a coloração escura. A presença de grande quantidade de lignina na composição confere tal propriedade. Porém, a lignina deixa o papel com aspecto envelhecido com o passar do tempo, ou seja, acelera a sua degradação. As moléculas da lignina sofrem oxidação quando expostas ao oxigênio do ar, passam por alterações e ficam menos estáveis.
Para fabricar o papel de cor branca, a lignina deve ser quase totalmente extraída. Isso é possível através dos alvejantes (produtos químicos branqueadores), confira em Processo de fabricação do papel. Durante o processo, adicionam-se tais produtos químicos à polpa de celulose que separa e descarta a lignina. O resultado é um papel branco e com maior vida útil."
Por Líria Alves
Graduada em Química
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/lignina-na-composicao-papel.htm
Gabarito A
Reparem que a alternativa A é a única que afirma taxativamente um fato (através da afirmação "garante"), as demais retratam apenas uma possibilidade, sendo assim muito mais provável que o erro esteja na alternativa A.
Outro ponto, é uma prova para arquivista, talvez por isso a pergunta seja tão específica (afinal, dificilmente uma pessoa comum sabe o que é a lignina)
Bons estudos!
A resposta foi extraída da Resolução 42 do Conarq que trata de Papel Reciclado
resposta A = lignina deixa o papel com aspecto envelhecido com o passar do tempo, ou seja, acelera a sua degradação. As moléculas da lignina sofrem oxidação quando expostas ao oxigênio do ar, passam por alterações e ficam menos estáveis.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo