Marque as palavras oxítonas escritas com ditongo nasal gráf...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Ditongos são encontros de sons vocálicos na mesma sílaba, sendo indicados por uma vogal + uma semivogal. Os ditongos nasais são aqueles pronunciados com o timbre fechado, sendo marcados em sua nasalidade geralmente pelo uso do til (ão, ãe, õe, ãi) ou do -m/-n (an, am, en, em). Essas consoantes, nesses casos, assumem o papel de semivogal, por se tratar de um estudo fonético, no qual a pronúncia/som da palavra se sobrepõe à grafia. O ditongo nasal também ocorre em “muito" (-ui).
Assim, temos:
A) INCORRETA. Ambas as palavras apresentam um ditongo nasal (“ão" e “em"), entretanto, “leem" é uma paroxítona (penúltima sílaba como tônica), e a questão solicita a alternativa com oxítonas (ou seja, com a última sílaba como tônica), e o ditongo “em" não é grafado pelo til (e a questão solicita ditongo nasal gráfico).
B) CORRETA. Ambas as palavras são oxítonas (última sílaba como tônica) e apresentam um ditongo nasal (õe) gráfico.
C) INCORRETA. Apesar de “quem" ser uma oxítona com ditongo nasal, ele não é grafado. Além disso, “talvez" apresenta um ditongo (“al") oral (timbre aberto) e é paroxítona.
D) INCORRETA. “Anual" é uma oxítona, entretanto seu ditongo “al" é oral. “Então" está correto, pois é uma oxítona e apresenta dois ditongos nasais, sendo o segundo (ão) gráfico.
E) INCORRETA. “Começaram" é uma paroxítona com um ditongo nasal (“am") não gráfico, e “Não" está correto pois é uma oxítona com um ditongo nasal gráfico.
Gabarito: Letra B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ditongos nasais ão, ãe, õe
É só tapar o nariz e falar a palavra, se você ficar meio fanho a alternativa está correta
DITONGO NASAL → sai boa parte do som pelo nariz.
Ex: Violentação; tentações; órgão; devassidão; relação; correção; publicações; edições ...
o comentário de Luiz felipe Moreira ta certo só que ao contrario.
Cuidado para não pensar que apenas o ~(tio) marca a nasalização. O “m” e o “n” no final das palavras também marcam a nasalização, desse modo formando ditongos decrescentes nasais; ex.: dan-çam (ãu (ditongo decrescente)). No meio das palavras também pode marcar a nasalização, não constituindo nesses casos ditongos, mas apenas dígrafos vocálicos ou nasais; ex.: men-ta (“n” = nasalizador, assim como o ~(tio)). Neste exemplo o “n” não é consoante, muito menos fonema.
Obs.: Corrijam-me se cometi qualquer equívoco. Espero ter ajudado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo