“A classificação é a atividade mais importante do processo d...
“A classificação é a atividade mais importante do processo de gestão de documentos de arquivo, e esta inclui procedimentos e rotinas específicas que possibilitam maior eficiência e agilidade no gerenciamento e controle das informações.”
(Arquivo Nacional (Brasil). Gestão de documentos: curso de capacitação para os integrantes do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da administração pública federal. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2011, p. 25.)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A classificação de documentos é uma atividade que atribui ao documento um código representativo de sua função ou atividade
Por exemplo: se eu crio um Estatuto, haverá um código para representar esse documento normativo chamado Estatuto. Por exemplo: 010. Nesse código, serão encaixados documentos que estruturam a instituição: estatutos, regulamentos, regimentos, organogramas, entre outros.
Então, todos os documentos criados nas instituições receberão um código e esse código reunirá o conjunto de documento que possuir a mesma função ou atividade. Esses códigos constituem/estruturam o Plano de Classificação de Documentos.
a) Correta. Classificar é o ato de analisar um documento, identificar a sua função/atividade e, a partir do que foi identificado, aplicar um código por meio do Plano de Classificação. Esse código revela uma classe, que é a descrição do código.
b) Correta. O plano de classificação nada mais é do que uma estruturação das funções e atividades da instituição. Se a atividade existir, documentos serão criados e haverá um código no plano de classificação no qual o documento poderá ser encaixado.
c) Incorreta. A classificação é a mesma para todos os suportes no qual não registradas as informações.
d) A relação orgânica é o vínculo que o documento possui com a instituição e suas atividades. Um documento só é criado porque uma atividade precisa ser desenvolvida e as informações precisam ser registradas em algum lugar. A classificação mantém a relação orgânica porque, ao classificar, o responsável está se baseando em um Plano, que nada mais é do que um reflexo das atividades e funções da instituição.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
c)
O código de classificação dos documentos digitais difere dos convencionais.
GAB LETRA C
O Plano de Classificação não pode divergir entre documentos digitais e convencionais.
CLASSIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS
Entidades mantenedoras
Os arquivos podem ser classificados segundo a instituição em que estejam inseridos da seguinte forma:
Arquivos Públicos: Conjunto de documentos produzidos ou recebidos por instituições governamentais de âmbito federal, estadual ou municipal, em decorrência de suas funções específicas, administrativas, judiciárias ou legislativas. Federal: Central e Regional, Estadual e Municipal.
Arquivos Institucionais: Conjunto de documentos produzidos ou recebidos por instituições não governamentais, famílias ou pessoas físicas, em decorrência de suas atividades específicas: Instituições educacionais, Igrejas, Corporações não – lucrativas Sociedades, associações.
Arquivos Comerciais: Firmas, corporações, companhias. Familiais ou pessoais.
Natureza dos documentos
Arquivos especiais - Chama-se arquivo especial àquele que tem sob sua guarda documentos de tipos diversos – iconográficos, cartográficos, audiovisuais – ou de suportes específicos – documentos em CD, documentos em DVD, documentos em microfilme – e que, por esta razão, merece tratamento especial não apenas no que se refere ao seu armazenamento, como também ao registro, acondicionamento, controle, conservação etc.
Arquivo especializado - Aquele que guarda documentos de determinado assunto específico, independentemente da forma física que apresentam, como, por exemplo, os arquivos médicos, os arquivos jornalísticos e os arquivos de engenharia.
Para as provas, o que devo saber:
Arquivo Especial → Depende do SUPORTE
Arquivo Especializado → Depende do ASSUNTO
Tipos de acesso
Franqueado ou ostensivo: Documento de consulta livre.
Restrito: Limitação à possibilidade de consulta, decorrente de regulamentação que determina prazos ou exclusões gerais.
Tipos de arquivamento
Horizontal – os documentos ou fichas são colocados uns sobre os outros e arquivados em caixas, estantes ou escaninhos. É amplamente utilizado para plantas, mapas e desenhos, bem como nos arquivos permanentes.
Vertical – os documentos ou fichas são dispostos uns atrás dos outros.
Extensão de atuação
Arquivos Setoriais: Funcionam junto aos criadores do documento ou recebedores dos mesmos, cumprindo funções de arquivo corrente. Descentraliza as atividades do arquivo corrente – junto aos órgãos operacionais.
Arquivos Gerais ou Centrais: Se destinam a receber os documentos dos arquivos setoriais. Centraliza as atividades de um arquivo corrente.
Fonte- pdf 'aprovaconcursos' Classificação dos Arquivos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo