No que se refere às normas de descrição arquivística, seja n...
No que se refere às normas de descrição arquivística, seja no âmbito brasileiro, ou no âmbito internacional, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A Norma Brasileira de Descrição Arquivística, a NOBRADE, estabelece oito elementos obrigatórios para a descrição de documentos arquivísticos: código de referência, título, data(s), gênero, espécie, classificação, dimensão e suporte, estado de preservação.
( ) A NOBRADE é compatível com a ISDIAH e a ISAAR (CPF), sendo voltada exclusivamente para documentos em fase intermediária e permanente.
( ) A ISDF preconiza que as descrições de funções devem complementar e suplementar descrições de documentos criadas em conformidade com a ISAD(G) e registros de autoridade elaborados de acordo com a ISAAR (CPF).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos analisar juntos a questão sobre normas de descrição arquivística, tanto no contexto brasileiro quanto internacional. Veja abaixo o gabarito e as explicações detalhadas:
Alternativa correta: E - F – F – V.
Agora, vamos entender por que essa é a alternativa correta, analisando cada assertiva:
(1) A Norma Brasileira de Descrição Arquivística, a NOBRADE, estabelece oito elementos obrigatórios para a descrição de documentos arquivísticos: código de referência, título, data(s), gênero, espécie, classificação, dimensão e suporte, estado de preservação.
Resposta: FALSA. A NOBRADE (Norma Brasileira de Descrição Arquivística) estabelece realmente uma série de elementos obrigatórios para a descrição arquivística, mas a lista apresentada na assertiva está incorreta. Os elementos obrigatórios segundo a NOBRADE são: código de referência, título, data(s), nível de descrição, dimensão e suporte, nome(s) do produtor(es), histórico arquivístico, e conteúdo e estrutura. Portanto, a assertiva está incorreta.
(2) A NOBRADE é compatível com a ISDIAH e a ISAAR (CPF), sendo voltada exclusivamente para documentos em fase intermediária e permanente.
Resposta: FALSA. É verdade que a NOBRADE é compatível com normas internacionais como a ISDIAH (International Standard for Describing Institutions with Archival Holdings) e a ISAAR(CPF) (International Standard Archival Authority Record for Corporate Bodies, Persons, and Families). No entanto, a NOBRADE não é voltada exclusivamente para documentos em fase intermediária e permanente. Ela pode ser aplicada a documentos em qualquer fase, incluindo a corrente, intermediária e permanente. Portanto, a assertiva está incorreta.
(3) A ISDF preconiza que as descrições de funções devem complementar e suplementar descrições de documentos criadas em conformidade com a ISAD(G) e registros de autoridade elaborados de acordo com a ISAAR (CPF).
Resposta: VERDADEIRA. A ISDF (International Standard for Describing Functions) é uma norma internacional que realmente preconiza que as descrições de funções devem complementar e suplementar as descrições de documentos criadas conforme a ISAD(G) (General International Standard Archival Description) e os registros de autoridade conforme a ISAAR (CPF). Portanto, essa assertiva está correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
(F) A Norma Brasileira de Descrição Arquivística, a NOBRADE, estabelece oito elementos obrigatórios para a descrição de documentos arquivísticos: código de referência; - título; - data(s); - nível de descrição; - dimensão e suporte; - nome(s) do(s) produtor(es); - condições de acesso (somente para descrições em níveis 0 e 1).
(F) A NOBRADE é compatível com a ISDIAH (ISAD-G) e a ISAAR (CPF), sendo voltada exclusivamente(Embora voltada preferencialmente para a descrição de documentos em fase permanente, pode também ser aplicada à descrição em fases corrente e intermediária.)para documentos em fase intermediária e permanente.
Gabarito: E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo