Paracelsus, no século XVI já dizia que a diferença entre um ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2641122 Segurança e Saúde no Trabalho

Paracelsus, no século XVI já dizia que a diferença entre um veneno e um remédio é a dose. Da mesma forma, a diferença entre o aparecimento ou não do efeito nocivo de uma substância química é fundamentalmente a dose e as condições de exposição. A toxicologia procura estabelecer parâmetros indicativos da relação dose x resposta por meio de vários indicadores. Para os efeitos agudos, leia os itens e responda:


I- Como existe uma variação biológica entre indivíduos da mesma espécie que também influencia a resposta a substâncias químicas, a DL50 foi definida como a dose de uma substância que leva à morte metade (50%) de uma determinada espécie. Avalia somente os efeitos agudos e pode ser extrapolado com reservas para seres humanos, mas é um indicador que mostra o efeito imediato da substância.

II- É definido para substâncias dispersas no ar e administradas por inalação, sendo esta via mais semelhante à via de exposição ocupacional. Os resultados são apresentados em miligramas por litro de ar (mg/L) ou ainda em partes por milhão (ppm) para contaminantes na forma de vapor ou gás, e miligramas por metro cúbico (mg/m3) para material particulado (sólido ou líquido).

III- É o parâmetro para toxicidade aguda mais importante em saúde ocupacional. É a concentração da substância no ar ambiente a partir da qual há risco evidente de morte, ou de causar efeito(s) permanente(s) à saúde, ou de impedir um trabalhador de abandonar uma área contaminada.


Analisados os itens, é CORRETO afirmar que:

Alternativas