Disfemia é um distúrbio da fluência da fala que se caracter...
Disfemia é um distúrbio da fluência da fala que se caracteriza pela interrupção de ritmo, mais ou menos brusca, da expressão verbal. A ruptura do discurso é acompanhada de outros sinais anormais que afetam funcionalmente a coordenação fonorrespiratória e o tono muscular, bem como respostas emocionais e negativas. (...) Embora tenham sido encontradas algumas anomalias de natureza disfuncional neurológica em indivíduos disfêmicos, não é possível determinar uma causa comum para todos, sendo a disfemia considerada uma síndrome complexa em que se combinam fatores predisponentes de ordem genética no plano neurológico e fatores adquiridos ao longo ao longo da aprendizagem social da fala. Passada a primeira infância, a disfemia caracteriza-se pelo surgimento de outros sinais anormais, reações emocionais negativas e outras anomalias da condução verbal e motora.
(CASANOVA, J. Peña. 2ª ed. Manual de Fonoaudiologia. ARTMED. Cap. 20. Porto Alegre. p.306/7.)
Dentre os sinais mencionados no enunciado, analise as informações seguintes:
I. Reações de ansiedade perante situações verbais,
economia da expressão oral, linha melódica plana
(entonação monótona ao falar).
II. Retração, comportamento de evasão ou fuga da situação verbal medo de falar (logofobia).
III. Movimentos parasitas (tiques) compulsivos que acompanham a gagueira, afetando preferencialmente a musculatura orofacial e a do pescoço.
IV. Alterações do estilo com "saltos" e frases inacabadas, alteração funcional fonorrespiratória ao gaguejar, em forma de respiração paradoxal, fazendo coincidir uma inspiração espasmódica com a emissão da fala.
Marque a alternativa cujos sinais estão todos CORRETOS.