Após exame físico minucioso, qual sinal seria indicativo de ...
Leia o relato do caso clínico a seguir para responder às questões de 40 a 42.
Uma criança de dois anos foi trazida à Unidade Básica de Saúde por seu avô de 75 anos. Os pais da criança não puderam faltar ao emprego por risco de perdê-lo e cabendo então ao avô essa tarefa. O médico de família e comunidade já acompanhava essa família desde quando decidiram ter este filho, fazendo o pré-natal da mãe da criança e acompanhando a menina desde seu nascimento. Ele percebe que a criança se apresenta mais sonolenta do que o habitual. O avô não consegue dar muitos detalhes sobre o caso porque tinha chegado do interior ontem. Apenas relata a ocorrência de coriza, febre não aferida e tosse seca há três dias.
Elaborado pelo(a) autor(a)
Após exame físico minucioso, qual sinal seria indicativo de tratar-se de pneumonia grave?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - Retração subcostal.
Vamos analisar o caso clínico apresentado: uma criança de dois anos, acompanhada pelo avô, apresenta sintomas de coriza, febre não aferida e tosse seca há três dias. O médico nota que a criança está mais sonolenta que o habitual. Esses sintomas levantam a suspeita de uma infecção respiratória, sendo a pneumonia uma possibilidade.
Para resolver essa questão, é necessário compreender os sinais clínicos que indicam uma pneumonia grave em pediatria. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define critérios específicos para a classificação da gravidade da pneumonia em crianças.
Justificativa da Alternativa Correta:
B - Retração subcostal: A presença de retração subcostal, que é o esforço respiratório visível na criança, indicando dificuldade para respirar, é um sinal importante e clássico de pneumonia grave. A retração subcostal ocorre quando há envolvimento dos músculos respiratórios auxiliares devido à dificuldade respiratória, o que é um indicativo de que a criança está com um quadro severo e necessita de intervenção médica urgente.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Ausência de taquipneia: A taquipneia (respiração rápida) é um sinal de infecção respiratória em crianças. A ausência de taquipneia não é um indicativo de gravidade; pelo contrário, a presença de taquipneia seria um sinal preocupante. Portanto, a ausência de taquipneia não sugere pneumonia grave.
C - Febre alta: Embora a febre alta seja um sintoma comum em infecções respiratórias, ela isoladamente não define a gravidade da pneumonia. A febre pode estar presente em casos leves e graves, por isso, não é um parâmetro suficiente para classificar a pneumonia como grave.
D - Secreção amarelada: A presença de secreção amarelada indica infecção, mas não é específica para a gravidade da pneumonia. Secreções podem estar presentes em várias condições respiratórias e não necessariamente indicam um quadro grave.
Entender esses sinais clínicos é essencial para uma atuação eficiente na prática médica pediátrica, especialmente em ambientes de atenção primária à saúde.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo