Augusto Boal, dramaturgo, diretor teatral e politico, criou ...
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Alternativa Correta: A - A estética brechtiana e a pedagogia libertadora formulada por Paulo Freire.
A questão apresentada aborda o Teatro do Oprimido, uma metodologia teatral desenvolvida por Augusto Boal na década de 1960. Trata-se de uma prática que alia teatro e educação, com o objetivo de conscientizar e empoderar indivíduos e comunidades.
Tema Central: O foco está na influência teórica sobre o Teatro do Oprimido. É crucial compreender como Boal integrou conceitos de arte e educação para criar uma ferramenta de transformação social.
Resumo teórico: O Teatro do Oprimido inspira-se nas ideias de Bertolt Brecht, conhecidas como "estética brechtiana", que propõem um teatro crítico, onde o espectador é um observador ativo. A pedagogia libertadora de Paulo Freire complementa essa abordagem, enfatizando a educação como um ato de liberdade e conscientização.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa A é correta porque une a essência das práticas de Boal: a crítica social do teatro brechtiano e a prática pedagógica transformadora de Freire. Ambas influências visam provocar reflexão e diálogo, elementos centrais no Teatro do Oprimido.
Análise das Alternativas Incorretas:
B - A referência ao Teatro Brasileiro de Comédia e ao Cinema Novo não se relaciona diretamente com as influências teóricas do Teatro do Oprimido. O Cinema Novo e o Teatro Brasileiro de Comédia possuem características distintas, focando mais na renovação da linguagem cinematográfica e teatral brasileira, respectivamente.
C - A fundamentação a partir do Teatro Naturalista francês e a produção literária de Henrik Ibsen não refletem as bases teóricas de Boal, que buscava um teatro de crítica social e transformação, diferentemente do naturalismo e das obras de Ibsen, que, embora críticas, não dialogam diretamente com o conceito do oprimido.
D - O Teatro do Absurdo e a dramaturgia de Luigi Pirandello têm aproximações filosóficas e estéticas divergentes das práticas de Boal, que não se centram no absurdo ou na natureza subjetiva da realidade como fazem essas correntes.
E - "O Teatro e seu Duplo" é uma obra de Antonin Artaud, e não de Jean Paul Sartre. As ideias de Artaud, embora inovadoras, focam em um teatro da crueldade, mais voltado para a experiência sensorial do que para a conscientização social promovida pelo Teatro do Oprimido.
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Gabarito letra A
livro pag. 43
A pedagogia do teatro do oprimido de Boal .
A insatisfação com o modelo das relações de produção que caracterizavam as práticas teatrais brasileiras associada aos estudos em busca de uma nova função social para o teatro e, além disso, o engajamento político na luta pela construção de uma sociedade socialista no país, levaram o Teatro de Arena de São Paulo, a partir da década de 1960 sob liderança de Augusto Boal, a perseguir a formulação de uma poética teatral genuinamente brasileira: nascia o teatro do oprimido. Augusto Boal (1931 - ), dramaturgo, diretor teatral e político brasileiro (atualmente filiado ao Partido dos Trabalhadores - PT), criou durante a década de 1960, à frente do Teatro de Arena em São Paulo uma poética teatral inspirada na estética brechtiana e na pedagogia libertadora formulada pelo educador pernambucano Paulo Freire. JAPIASSU, página 43.
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