Para Japiassú (2001), entre a pedagogia político-estética te...

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Q1140410 Artes Cênicas
Para Japiassú (2001), entre a pedagogia político-estética teatral da teoria da peça didática de B. Brecht e a abordagem psicodramática terapêutica do teatro de J.L. Moreno, é possível encontrar, pelo menos um ponto de interseção, que, segundo o autor,
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Alternativa Correta: D

A questão explora a interseção entre as teorias teatrais de Bertolt Brecht e J.L. Moreno. Para entender isso, é importante conhecer brevemente o foco de cada uma dessas abordagens:

Bertolt Brecht é conhecido por sua pedagogia político-estética, utilizando o teatro como ferramenta de crítica social e política. Sua teoria da peça didática visa conscientizar o público, estimulando uma análise crítica dos acontecimentos apresentados.

J.L. Moreno, por outro lado, desenvolveu o psicodrama, que é uma abordagem terapêutica onde a improvisação e a espontaneidade são centrais. Ele acreditava que essas práticas promovem um frescor e autenticidade que são terapêuticos para os participantes.

A alternativa D destaca que o ponto de interseção entre Brecht e Moreno seria a ênfase na busca da espontaneidade, na improvisação, no frescor do fenômeno teatral. Essa descrição se alinha bem com a essência do psicodrama de Moreno e a prática inovadora de Brecht, que buscava romper com o teatro tradicional para provocar o público.

Vamos agora revisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: O treinamento corporal com embasamento na dança moderna a partir de R. Laban não está diretamente relacionado às teorias teatrais de Brecht ou Moreno. Rudolf Laban foi um importante teórico da dança, mas seu foco não se alinha diretamente às teorias em questão.

Alternativa B: O treinamento corporal e artístico a partir das teorias de C. Stanislavski refere-se a um método de atuação que enfatiza o realismo e a internalização emocional, o que não é o foco de Brecht, que preferia um distanciamento crítico, nem de Moreno, que focava na espontaneidade.

Alternativa C: As referências na história do teatro, especialmente do Teatro Grego, embora importantes, não constituem o ponto de interseção destacado pelos autores mencionados, que são mais modernos e com focos distintos.

Alternativa E: A busca de uma estética modernista, fundamentada no Construtivismo Soviético tem relação com certas vanguardas artísticas, mas não é um ponto de convergência específico entre Brecht e Moreno.

Compreender essas nuances ajuda a responder a questão com confiança. Lembre-se, ao estudar artes cênicas e suas teorias, é essencial perceber as diferenças e semelhanças entre os diversos teóricos para identificar corretamente tais interseções.

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Gabarito letra D

livro pag. 39

[..]Entre a pedagogia político-estética teatral da teoria da peça didática de Brecht e a abordagem psicodramática terapêutica do teatro de Moreno é possível encontrar, pelo menos, um ponto de interseção: a ênfase na busca da espontaneidade, na improvisação, no frescor elo fenômeno teatral. [...] JAPIASSU, página 39.

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