“É facilmente observável que grupos diferentes julgam coisas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1921561 Criminologia

“É facilmente observável que grupos diferentes julgam coisas diferentes como sendo desviantes. Isto nos deveria alertar para a possibilidade de que a pessoa que faz o julgamento de desvio, o processo pelo qual se chega a este julgamento e a situação na qual ele é feito podem estar todos, intimamente envolvidos no fenômeno do desvio.” (BECKER, Howard. Uma Teoria da Ação Coletiva. São Paulo: Zahar Editores, 1977, p. 55).


Tendo como referência o texto e seus conhecimentos sobre a teoria Criminológica do Labeling Approach, identifique com V o que for verdadeiro e F, o que for falso.


( ) Para esta teoria, o desvio não é uma característica inerente a certas formas de comportamento, mas o produto da imputação de um rótulo desviante feito a partir de uma reação pública acerca do que a sociedade considera como sendo certo ou errado.


( ) O volume de crimes e o perfil dos criminosos não são dados pela construção social e política de elaboração das leis, que seguem os interesses das minorias.


( ) Para esta teoria, a reação dos agentes de controle social, aplicando um rótulo de "desviante", resulta na tipificação do ator como desviante/criminoso.


( ) Esta teoria considera que um ato, por si só, não pode ser considerado desviante/criminoso; um ato passa a ser visto como criminoso a partir de uma interpretação e da consequente reação de grupos da sociedade que assim o qualificam.


( ) A qualidade de desviante é algo inerente a certo tipo de ato ou ator, com determinadas características fenotípicas e perfil de inimigo da sociedade.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A julgar pelas questões de informática e dessa eu posso ter certeza de uma coisa, essa prova de Psicólogos da PCMG foi causa de muitos traumas para eles kkkkkk queriam um psicólogo criminalista pós graduado em TI kkkk

A teoria do Labeling Approach, modifica o paradigma da causa do crime para "porque algumas pessoas são criminosas e outras não".

O criminoso é quem é etiquetado como tal, ou seja, ao escolher quais condutas são tipificadas como criminosas; quais condutas serão crimes. Portanto já vem definido do próprio estado/ sistema penal, quem são os criminosos, denomina-se criminalização secundaria.

Em uma sociedade de classes escolhemos os sujeitos que queremos privilegiar para depois escolhermos os bens juridicamente relevante para serem tutelados. O que está em jogo é quem tem o poder de definir e quem sofre esta definição

Do exposto acima podemos responder:

VERDADEIRO - Para esta teoria, o desvio não é uma característica inerente a certas formas de comportamento, mas o produto da imputação de um rótulo desviante feito a partir de uma reação pública acerca do que a sociedade considera como sendo certo ou errado.

FALSO - O volume de crimes e o perfil dos criminosos não são dados pela construção social e política de elaboração das leis, que seguem os interesses das minorias.

Justamente ao contrario do que prega o Labeling.

VERDADEIRO -  Para esta teoria, a reação dos agentes de controle social, aplicando um rótulo de "desviante", resulta na tipificação do ator como desviante/criminoso.

VERDADEIRO - Esta teoria considera que um ato, por si só, não pode ser considerado desviante/criminoso; um ato passa a ser visto como criminoso a partir de uma interpretação e da consequente reação de grupos da sociedade que assim o qualificam

FALSO - A qualidade de desviante é algo inerente a certo tipo de ato ou ator, com determinadas características fenotípicas e perfil de inimigo da sociedade.

Esta é uma característica visualizada na Criminologia pré-cientifica, (antecede ao positivismo criminológico) em que diversas investigações criminológicas foram realizadas com base no empirismo muitas delas atreladas a crenças e convicções.

Em especial destaca-se para a assertiva a especie Fisionomia, que a partir de características físicas poder-se-ia chegar as suas qualidades e defeitos. A feiura seria diretamente proporcional à maldade.

Lembrete: revisar questão e comentários.

Questão confusa, que não mede conhecimento e sim, forma de rotular a banca e Acadepol como difíceis de serem batidas e nada mais!

( F ) A qualidade de desviante é algo inerente a certo tipo de ato ou ator, com determinadas características fenotípicas e perfil de inimigo da sociedade.

Pessoal, quem elaborou essa ideia ai de qualidade inerente, foi Lambroso, no livro O Homem Deliquente. no qual, consta que o criminoso nasce com determinadas características físicas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo