Para Merton, a anomia é um estado de desorganização social, ...

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Q1921562 Criminologia

Para Merton, a anomia é um estado de desorganização social, que leva à criminalidade. Trata-se de uma resposta individual a situações sociais específicas. Quando ocorre a disjunção entre os níveis dos planos cultural (no qual os valores relativos ao que se considera como sucesso são estabelecidos) e o plano social, em que os meios para realização destes valores estariam disponíveis; haverá alguma forma de adaptação individual na forma de uma resposta anômica.


Associe as duas colunas, relacionando as Tipologias das Adaptações, propostas por Merton, e sua CORRETA descrição, numerando corretamente os parênteses.


(1) Inovação

(2) Conformismo

(3) Retraimento 

(4) Ritualismo

(5) Rebelião


( ) A grande ênfase dada sobre a meta de êxito estimula este tipo de adaptação através de meios institucionalmente proibidos, mas, frequentemente eficientes, de atingir pelo menos a simulação do sucesso – a riqueza e o poder.

( ) Pertencem a este tipo de adaptação algumas das atividades adaptativas dos psicóticos, errantes, mendigos, ébrios crônicos e viciados em drogas. 

( ) Este tipo de adaptação é mais comum onde a sociedade é mais estável. 

( ) Este tipo de adaptação conduz os indivíduos a procurar estabelecer uma estrutura social nova, isto é, profundamente modificada. Ela pressupõe o afastamento dos objetivos dominantes e dos padrões vigentes, os quais vêm a ser considerados como puramente arbitrários. 

( ) Este tipo de adaptação tem ênfase maior nos meios institucionalizados. Implica o abandono ou a redução dos elevados alvos culturais do grande sucesso financeiro e da rápida mobilidade social. 


A sequência CORRETA dessa associação, de cima para baixo, é:

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Teoria da anomia

É considerada uma teoria do consenso.

Anomia é uma palavra de origem grega, podendo ser traduzida como ausência de normas.

Seguindo a senda de Durkheim, Robert King Merton, que também estuda a criminologia tendo como base a teoria da anomia, defende, em suma, que “o comportamento aberrante pode ser considerado sociologicamente um sintoma de dissociação entre as aspirações culturalmente prescritas e os caminhos socialmente estruturados para realizar tais aspirações”.

Cita-se como exemplo a cultura norte-americana, que tem como valor a ideia da ascensão social (riqueza). Porém, é notoriamente impossível que todas as pessoas alcancem esse objetivo, o que cria uma tensão entre a estrutura cultural e a estrutura social, ou seja, a anomia. Diante dessa tensão, existem 5 (cinco) tipos de comportamentos:

a) conformismo – comportamento de pessoa que se adequa aos objetivos e meios da sociedade. Consiste na maioria da população, pois é ela que sustenta a estrutura cultural;

b) ritualismo – pessoa que se adequa aos meios, mas não aos objetivos da sociedade, pois ela se vê incapaz de alcançá-los. Ela não conteste ou ignora os objetivos sociais, mas segue compulsivamente as normas da sociedade;

c) retraimento – pessoa que renuncia os objetivos e as normas sociais. Ex.: mendigos, viciados, ébrios habituais etc. São marcados pelo derrotismo, pela introspecção e pela resignação, expressados por um afastamento da sociedade e suas regras;

d) inovação – pessoa que adere aos objetivos culturalmente impostos (riqueza e poder), mas que decide alcançá-los por meios ilícitos (meio inovadores). Este é o criminoso, inclusive o do tipo do “colarinho branco”;

e) rebelião – pessoa que contesta os valores e objetivos da sociedade, defendendo novas metas e restruturação da social.

Em resumo, Merton defende que a discrepância entre estruturas culturais e sociais (estipulação de metas sociais sem meios para que a maioria possa alcançá-la) gera anomia, o que incentiva o comportamento inovador (criminoso).

Fonte: ADM PC MG/ Paulo Sumariva/ Supremo.

Robert King Merton apresenta 5 possibilidades de adaptações distintas de um sujeito aos meios institucionalizados (alguns legítimos e outros não) visando alcançar as metas culturais:

a) Conformidade (comportamento modal): é o modelo de adaptação comum (legítimo e não criminoso) em que o sujeito aceita as metas culturais elencadas pela sociedade, bem como os meios institucionalizados legítimos para alcança-las.

b) Inovação: aqui o indivíduo até aceita as metas culturais, todavia, rejeita os meios legítimos elencados pela estrutura social, passando a praticar condutas desviadas como meio para atingir fins e metas culturais.

c) Ritualismo: aqui inverte-se os polos do modelo anterior. O indivíduo rejeita as metas culturais, porém, por meio de um comportamento rotineiro (por hábito) e conformista, permanece respeitando os meios legitimamente institucionalizados, agindo por toda a vida como se tivesse praticando um ritual.

Exemplo: indivíduo não concorda com a ideia de que só se consegue sucesso ou status social por meio da riqueza, todavia, mesmo assim permanece em sua rotina de trabalho e estudos deixando de praticar qualquer conduta delituosa (pratica hábitos ritualísticos como o trabalho rotineiro mesmo sem acreditar que seu fruto será o sucesso ou que o sucesso seja mesmo importante).

 d) Evasão (retraimento ou inocuização): o indivíduo rejeita tanto as metas culturais quanto os meios institucionalizados, passando a viver à margem da sociedade.

 Exemplo: mendigos, andarilhos, alcoólatras e dependentes químicos patológicos e crônicos que não buscam metas na vida, tampouco trabalham, estudam ou praticam qualquer outro meio institucionalizado.

e) Rebelião: revoltado ou por inconformismo, o indivíduo rejeita as metas culturais e os meios institucionalizados, passando a praticar condutas desviadas na tentativa de mudar o corpo social atual (geralmente pela força).

Exemplo: anarquistas, rebeldes sem causa e “revolucionários sociais” que tentam mudar o mundo por meios imediatistas e bruscos, cuja finalidade é implementar a própria visão ideal de sociedade.

CONFORMISMO:

Temos um duplo viés:

1º viés = é quando está tudo certo, o indivíduo atinge o modelo de sucesso com aquilo que tem disponível. Se tem um salário igual a do Neymar, ele pode comprar tudo, ele usufrui desse modelo de sucesso.

2º viés = Seria para aqueles indivíduos que estão conformados, agindo linearmente na sociedade, por mais que não atingem o modelo de sucesso, continuam seguindo sua vida normalmente.

REBELIÃO:

Há um inconformismo e revolta, o indivíduo passa a refutar o padrão vigente, propondo novas metas e a institucionalização de novos meios para atingi-las. O indivíduo passa a propor uma nova valoração doo que seria o modelo de sucesso.

RITUALISMO:

As pessoas renunciam aos objetivos valorados pela incapacidade de realiza-los, mas continuam seguindo as normas, interagindo na sociedade

RETRAIMENTO ou APATIA:

Há uma renúncia a ambos, há uma renúncia quanto aos objetivos culturais/metas culturais e também as normas de referência/convivência. Ex: casos dos mendigos e usuários de drogas.

INOVAÇÃO:

É o mais importante dentre as classificações. São meios ilegais para atingir os sonhos e objetivos, há uma adesão aos fins culturais/modelo de sucesso sem respeitos aos meios institucionais. Ex. Quero comprar a minha Ferrari, ainda que eu tenha que roubar, matar, etc...

·        Meio ilegítimos para atingir os fins culturais/modelo de sucesso.

·        Delinquência propriamente dita dentro da anomia.

CONFORMIDADE OU COMPORTAMENTO MODAL (CONFORMISTA) - Em ambiente social estável, é o tipo mais comum, pois os indivíduos aceitam os meios institucionalizados para alcançar as metas socioculturais. Existe adesão total e não ocorre comportamento desviante desses aderentes.

INOVAÇÃO - No modo de inovação os indivíduos acatam as metas culturais, mas NÃO ACEITAM OS MEIOS INSTITUCIONALIZADOS. Quando se apercebem de que nem todos os meios estão a sua disposição, eles rompem com o sistema e, pela conduta desviante, tentam alçar as metas culturais. Nesse aspecto o delinquente corta caminho para chegar às metas culturais. 

RITUALISMO - Por meio do qual os indivíduos fogem das metas culturais, que por uma razão ou outra, acreditam que jamais atingirão. Renunciam às metas culturais por entender que são INCAPAZES DE ALCANÇÁ-LAS. 

EVASÃO OU RETRAIMENTO - Os indivíduos RENUNCIAM tanto às metas culturais quanto aos meios institucionalizados. Aqui se acham os bêbados, drogados, mendigos e, párias, que são derrotistas sociais. 

REBELIÃO - Caracterizada pelo inconformismo e revolta, em que os indivíduos rejeitam as metas e meios, lutando pelo estabelecimento de novos paradigmas, de uma nova ordem social. São individualmente os "rebeldes sem causa", ou ainda, coletivamente, as revoluções sociais.

A Relação entre Fins Culturais e Meios Institucionais (Robert King Merton - Teoria da Anomia)

São cinco modelos:

⇒ Conformidade: resposta positiva quanto aos fins culturais e meios institucionais.

⇒  Inovação: adesão aos fins culturais, sem o respeito aos meios institucionais.

⇒  Ritualismo: respeito somente formal aos meios institucionais, sem a persecução dos fins culturais.

⇒  Apatia: negação de ambos.

⇒ Rebelião: não é a simples negação de ambos, mas à substituição por fins alternativos, mediante meios alternativos.

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