Constituem-se fatores predisponentes para a ocorrência do i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1950240 Enfermagem
Constituem-se fatores predisponentes para a ocorrência do ingurgitamento mamário, relacionados à condição neonatal, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O fenômeno de ingurgitamento mamário ocorre pelo congestionamento venoso e linfático da mama e pela estase láctea em qualquer das porções do parênquima. Dentre os fatores predisponentes do ingurgitamento mamário relacionados à condição materna destacam-se: Leite residual após mamada ou não esvaziamento completo das mamas, hipergalactia, dor ao amamentar, fatores emocionais, espaçamento entre as mamadas, alteração do ritmo das mamadas, separação entre mãe e filho, trauma mamilares, região mamilo areolar pouco flexivel, mamilos malformados ou subdesenvolvidos.  Dentre os fatores predisponentes do ingurgitamento mamário relacionados à condição neonatal destacam-se: pega inadequada, sucção não efetiva, prematuridade ou recém-nascido doente, morte neonatal, suspensão abrupta da amamentação. 

A)  Incorreta- A alternativa propõe Mamilos malformados ou subdesenvolvidos, se tratando de um fator predisponente relacionado à condição materna e não neonatal. 

B)  Incorreta- A alternativa propõe Dor ao amamentar, se tratando de um fator predisponente relacionado à condição materna e não neonatal. 

C)  Incorreta- A alternativa propõe Espaçamento entre as mamadas, se tratando de um fator predisponente relacionado à condição materna e não neonatal. 

D)  Incorreta- A alternativa propõe leite residual após a mamada ou não esvaziamento completo das mamas, se tratando de um fator predisponente relacionado à condição materna e não neonatal. 

E) Correta - A questão solicita a alternativa incorreta sobre os fatores predisponentes para a ocorrência do ingurgitamento mamário, relacionados à condição neonatal. A alternativa propõe Pega inadequada, sendo este um fator predisponente para a ocorrência do ingurgitamento mamário, relacionado à condição neonatal. 

Gabarito Banca: Letra E
Gabarito Monitor: Anulada 

A questão deveria ter solicitado a alternativa que apresenta um fator predisponente para a ocorrência do ingurgitamento mamário, relacionados à condição neonatal e não a exceção, com isso sugiro que a questão seja anulada. 


UNA-SUS I UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (Brasil). Ingurgitamento mamário. 2023. Disponível em: https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/15338/mod_resource/content/3/un05/top02p02.html



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata dos fatores que contribuem para o ingurgitamento mamário em recém-nascidos, exceto um. O ingurgitamento mamário ocorre quando as glândulas mamárias da mãe produzem mais leite do que o bebê é capaz de consumir, causando inchaço e dor nas mamas. Os fatores predisponentes para a ocorrência do ingurgitamento mamário incluem mamilos malformados, dor ao amamentar, espaçamento entre as mamadas e leite residual após a mamada ou não esvaziamento completo das mamas. Então, a alternativa correta é a letra E, pega inadequada, que não é um fator predisponente para o ingurgitamento mamário em recém-nascidos. A pega inadequada pode causar outros problemas, como dor e fissuras nos mamilos da mãe e dificuldade do bebê em se alimentar adequadamente.

qual a fonte?

o não esvaziamento completo da mama pode causar ingurgitamento, certo? então se o bebê faz a pega inadequada e que gera o não esvaziamento da mama, pq não poderia ser considerado certo essa alternativa ? mesmo não sendo diretamente, mas pode gerar outro fator que vai ocasionar

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo