"Um Mundo Urbano. Sinal de alerta: mais da metade da populaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: TJ-SC Órgão: TJ-SC Prova: TJ-SC - 2010 - TJ-SC - Assistente Social |
Q65593 Geografia
"Um Mundo Urbano. Sinal de alerta: mais da metade da população mundial já vive nas cidades, o que aumenta os desafios sociais e ambientais a enfrentar, como a pobreza, a fome e o aquecimento global."
Sobre o fenômeno da urbanização do espaço brasileiro e mundial, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Apesar do seu grande crescimento populacional a cidade de São Paulo, um dos maiores aglomerados urbanos mundiais, não é classificada como metrópole global pois, seus indicadores sociais estão entre os piores do mundo.

Explicação:

A questão aborda o fenômeno da urbanização tanto no contexto brasileiro quanto mundial. Para respondê-la corretamente, é preciso compreender a dinâmica do crescimento urbano, as diferenças entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento, e as características das chamadas metrópoles globais.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa D está incorreta porque, apesar dos desafios sociais e dos problemas urbanos enfrentados, São Paulo é, sim, considerada uma metrópole global devido à sua importância econômica, cultural e industrial tanto no Brasil quanto na América Latina. A cidade é um centro financeiro de destaque com influência global, o que a qualifica como uma metrópole global. Indicadores sociais desfavoráveis não desqualificam uma cidade como metrópole global se ela apresenta forte poder econômico e influência internacional.

Justificativa das alternativas incorretas:

A - Correto. Até a primeira metade do século XX, as grandes aglomerações urbanas estavam, de fato, concentradas nos países desenvolvidos, principalmente na Europa. Hoje, as maiores cidades estão localizadas em países em desenvolvimento, como os da América Latina e da Ásia, refletindo o crescimento populacional e econômico nessas regiões.

B - Correto. O processo de urbanização no Brasil se intensificou a partir da segunda metade do século XX, em grande parte devido à industrialização e ao êxodo rural. Este fenômeno levou muitas pessoas a migrar do campo para as cidades em busca de melhores oportunidades de emprego e qualidade de vida.

C - Correto. As metrópoles mundiais ou cidades globais, como Londres e Berlim, são centros que concentram poder econômico e desenvolvimento, exercendo influência que transcende fronteiras nacionais. Estas cidades são polos de negócios, cultura e comunicação global.

E - Correto. O rápido crescimento das cidades brasileiras, aliado ao baixo poder aquisitivo da população, resultou na favelização e em diversos problemas urbanos, como falta de infraestrutura, moradias inadequadas e serviços públicos insuficientes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo o IBGE, no Brasil temo Rio de Janeiro e São Paulo como metrópoles globais,  Belém, Campinas, Goiânia e Manaus, metrópoles regionais. Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Salvador como metrópoles nacionais.

 mesmo sem saber os detalhes, a pessoa que estuou pouco acertava pois dizer SP nao é metropole global e indicador social como pior do mundo ja traz incoerencia, tem cidades muito piores que SP

 São Paulo está entre as dez maiores do mundo.

Segundo o Atlas Geográfico Escolar de 2002, do IBGE, a classificação da rede urbana compreende quatro categorias:

- Metropole Global: São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Essas duas metrópoles globais estão entre as cidades mais importantes do mundo, pois abrigam sedes de grandes empresas nacionais, filiais de empresas transnacionais, sedes de grandes bancos e as principais universidades e centros de pesquisas no país;- Metrópoles Nacionais: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Brasília (DF). Possuem relevância nacional, tendo em vista que possuem uma densa estrutura de serviços.- Metrópoles regionais: Belém (PA), Manaus (AM) e Goiânia (GO)e Centros regionais

Uma piada falar isso de São Paulo!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo